sábado, 10 de maio de 2008

O que fazer para ser hexa em 2008?



1- O Início: a jornada começa neste domingo e precisa ser arrasadora. Não basta vencer, o time terá que convencer. E vale lembrar que os reservas do Santos são fracos, quase tanto quanto certo time mexicano.

2- O elenco: inegavelmente, temos um número razoável de excelentes e bons jogadores - apesar de alguns afirmarem que o elenco está a "léguas de distância de ser um dos melhores" todo mundo com mais de duas copas do mundo nas costas sabe reconhecer a diferença entre elenco e time. O nosso elenco é o melhor, mas o nosso time não é o melhor.

Por isso, manter o elenco não é apenas vital para nossas pretensões, mas uma prova de coerência da diretoria rubro-negra. Com a honrosa exceção de Ibson - que só pode permanecer mesmo diante de um novo empréstimo já que a compra do passe é quase impossível - emprestar qualquer um dos bons jogadores do elenco para um time brasileiro é enfraquecer o Flamengo e fortalecer o adversário - como será o suposto empréstimo do zagueiro Rodrigo (que recebeu salários, mas ainda não jogou) para o São Paulo.

Não adianta contratar o Renato Abreu para encobrir esse tipo de erro. É trairagem e querer enganar a torcida como aconteceu com o brilhante elenco de 98 que não teve a chance de se tornar um time com Palhinha (tricampeão da libertadores), Zé Roberto (que virou estrela do Real Madrid e da seleção) e Rodrigo Fabri sendo vendidos em seis meses e arrebetando em outros clubes.

3- Caio Jr.: o técnico vai ter que provar que não é apenas técnico de boas campanhas, mas que também é um vencedor. O campeonato de pontos corridos é o melhor para esse tipo de trabalho. Erros que são desastrosos em uma final - ou em um jogo decisivo no Maracanã - não aparecem tanto em um campeonato assim. É manter a regularidade e encarar cada jogo com seriedade.

Se o Flamengo estiver entre os cinco primeiros - e com chances de título - nos últimos quinze jogos, a torcida entra em campo e leva o time para frente. Agora, para isso a torcida tem que colaborar e diminuir o preço dos ingressos.

Update: Sobre Rodrigo houve muitos equívocos e informações desencontradas até o momento, mas agora o fato ocorreu mesmo. Sobre o assunto, Kléber Leite - que negava a negociação - disse o seguinte: "Se o São Paulo atender o que o Fla está pedindo, que Deus o leve."

A não ser que o São Paulo tenha feito algum acordo que o impeça de ser hexa esse ano, parece que os dirigentes de futebol acreditam que o zagueiro Leonardo é mais relevante para o Flamengo do que o próximo jogador do São Paulo. Aliás, o tricolor paulista agradece gentilmente ao Flamengo por pagar os salários do jogador, trazê-lo para o Brasil e recuperá-lo de uma lesão até que ele estivesse pronto para jogar pelo primeiro clube a rivalizar com o Flamengo em títulos brasileiros.

Será que eles conseguem ser campeões da Libertadores ou do Brasileiro? Porque dá para ver que querem muito isso. A diretoria do Flamengo eu não sei se quer, mas não se preocupem. Fontes seguras me garantem que Rodrigo Arroz continuará na Gávea.

PS: Com a saída de Rodrigo, o Flamengo deixa de ser o único clube brasileiro com três excelentes zagueiros e o São Paulo assume esse posto. Quem sabe com a saída de Ibson eles também não se tornam o time com os melhores volantes? Estamos nos tornando pródigos nessa vocação de dar armas aos adversários como já ocorreu com Edmundo (vendesse para o Juventude, mas não para o Vasco), Wanderley Luxemburgo (demitido para ser campeão paulista pelo Palmeiras), Paulo Autuori (demitido para ser campeão da Libertadores pelo São Paulo), Zé Roberto, Charles Guerreiro, Fabinho (ganhou tudo pelo Cruzeiro), Alex, Denílson etc.

Flamengo Net

Comentários