sábado, 3 de maio de 2008

03 de maio de 2008 – 96 anos do futebol do Flamengo

Por Herminio Correa (*)


Photobucket

A história de nosso clube todos conhecem. Umas das coisas mais fantásticas que vejo nessa torcida é o fato de que todos sabem (e reconhecem) nossas origens. E por origem, somos Clube de Regatas do Flamengo.

Mas no ano de 1912, mais especificamente no dia 03 de Maio, um capítulo dos mais lindos da história não somente de nosso clube, mas do futebol mundial teve seu início. E que início: Treinados por um Groud Committeé, Baena, Píndaro e Nery, Curiol, Gilberto e Galo, Bahiano, Arnaldo e Amarante, Gustavo de Carvalho e Borgerth entravam no campo do América, à Rua Campos Salles, para sua estréia no Campeonato Carioca daquele ano. O adversário foi o Mangueira, time formado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira. Na estréia, o Flamengo venceu por 16 x 2, mostrando já em seu primeiro desafio a predestinação desse clube, que com amor cantamos nas letras eternizadas de Lamartine: “Vencer, Vencer, Vencer”. Os gols foram de Gustavo de Carvalho (4) – ponta direita que teve a honra de marcar o primeiro gol da história do clube, Amarante (4), Arnaldo (4), Borgerth (3) e Galo.

A partir daí muitos outros tantos eternos capítulos se somaram à história do clube.
Aos nossos guerreiros, heróis, que iniciaram essa história o nosso muitíssimo obrigado. O sonho de vocês representa, 96 anos depois, a maior torcida do mundo. Também agradeço àqueles que com suor, lágrimas e até sangue escreveram seus capítulos no decorrer desses 96 anos.

Aos que hoje envergam esse Manto Sagrado o nosso incondicional apoio, nossa incondicional torcida para que, como já é feito há 96 anos, o futebol siga seu destino:

“VENCER, VENCER, VENCER”

(*) Herminio Correa trabalha na Caixa Economica e é estudante de economia em Curitiba.

Flamengo Net

Comentários