terça-feira, 15 de abril de 2008

O problema Souza

Neste pródigo espaço farei o impensável: defenderei o indefensável. Muita gente fala mal do centroavante-que-não-faz-gols, mas será que o filho é tão feio? Eu acho que não.
Só para começar, não sou fã do Souza e fui contra sua contratação. No ano passado, precisávamos muito mais de um zagueiro (Irineu que o diga) ou um atacante que armasse jogadas (já insistiam com o Renato Augusto). Porém, contudo, todavia (e entretanto. NUNCA se esqueçam do entretanto) veio ele. E aí?

O Souza é melhor do que o Obina. Nem tem comparação. O Souza é realidade e o Obina é folclore. “Saiam da Matrix, fãs do Acarajé Man”. Por pior que seja, ele tem um mínimo de habilidade, está em melhor forma (mas isso até eu) e tem mais experiência.

Fora isso, o futebol do Souza depende demais do esquema tático. Ele não é trombador, é um atacante que joga de pivô – como o Evair fazia no Palmeiras e no vice – e sempre vai jogar mal sem ter um parceiro para tabelar e se revezar na área com ele. Como o assassino fazia.

Com Joel colocando quatro volantes e um meia não dá. Aí o que precisaríamos era de um trombador (nesse ponto, é melhor usar o Obina porque ele faz melhor esse tipo que briga com zagueiros) e não de um atacante de toque. Não sei se com o Renato e Marcinho (que são dois meias) isso se resolve, mas já melhora. É só ver a subida de produção do ataque contra o Nacional no Maraca.

Não vou discutir a qualidade do Joel, mas todo mundo sabe que ele é um técnico retranqueiro. Seus times sempre jogam no contra-ataque e todo centroavante se dá mal com ele, em menor ou maior grau. A não ser os que entram no segundo tempo, bem mais descansados. A única exceção foi o Romário, mas aí os motivos são óbvios. Em 96, depois do estadual invicto, o Bebeto se ferrou porque também era um jogador de toque (espetacular) e não tinha mais a explosão da juventude. Ele nunca foi jogador de arrancada e sim de drible e toque. O Joel insistiu em botar ele para jogar no contra-ataque - trocando o camisa 7 pelo camisa 11 - ao lado do Sávio (esse sim, jogador de arrancada), trombando sozinho com os zagueiros e deu no que deu. E estava na cara que ia dar errado.

O Souza pode até sair para vir um atacante melhor, mas acho muito difícil qualquer centroavante dar certo como a torcida quer nesse esquema que o Joel arma. O baixinho já está em fim de carreira e (ATENÇÃO: IRONIA) Luiz Fabiano e Wagner Love são meio caros. A esperança é que ao menos o Renato Augusto vire um meia de uma vez por todas e o Marcinho – ou Tardelli ou Maxi – atuem no ataque mais vezes desde o início.

PS: Deixando o papel de advogado do diabo de lado, ajudaria muito se o Souza parasse de ser visto em noitadas após atuações pífias. Do jeito que a coisa anda, ele caminha a passos largos para se transformar de "demolidor" a "indefensável".

Flamengo Net

Comentários