domingo, 6 de abril de 2008

O Piedoso Flamengo

De que outra maneira poderíamos definir o Mengão C que feriu de morte o frágil e irreconhecível bacalhau e depois ficou com peninha da mulambada exangue já aos 15 minutos do primeiro tempo? O time até que jogou bem, Maxi e Tardelli se entenderam melhor que o ataque titular, mas deixou muito a desejar no sentimento. Faltou principalmente a vontade de matar, componente indispensável aos campeões.

E olha que geralmente a piedade é um sentimento apreciado pela sociedade. Agostinho de Hipona, o Dottore della Chiesa, dizia que A piedade é a sabedoria do homem. Leon Tolstói foi mais longe e declarou que A piedade é uma das mais preciosas faculdades da alma humana. Parece evidente que nem Santo Agostinho e nem o autor de Guerra e Paz jamais torceram pra algum time de futebol. Porque no campo esportivo a piedade é o tipo do sentimento que se deve sempre evitar. No futebol então, piedade é motivo justo pra porrada.

Mesmo sem freqüentar assiduamente as arquibancadas parisienses quem chegou mais perto da real foi Honoré de Balzac quando escreveu que O sentimento que o homem suporta com mais dificuldade é a piedade, principalmente quando a merece. O ódio é um tônico, faz viver, inspira vingança; mas a piedade mata, enfraquece ainda mais a nossa fraqueza. Na mosca, não é? Mas quem parece até que assistiu ao Flamengo x Vasco desse Domingo foi o radical Anatole France, que pegou pesado sobre o tema: Considero a piedade do rico para com o pobre injuriosa e contrária à fraternidade humana. Realmente, os torcedores sobreviventes do bacalhau devem estar muito revoltados com a piedade crocodiliana do Mengão. Que no fundo era puro interesse.

E até os maridos vascaínos (os últimos entre os últimos a saber) já sabiam que ao Flamengo só uma coisa interessava: a garantia de jogar a semifinal de Domingo contra o fraco Buáá e assim ganhar mais um dia para se recuperar da desgastante viagem ao Peru. É indiscutível que esse era o melhor arranjo de agenda pro Mengão nessa semana decisiva.

Mesmo tendo infantilmente jogado fora a chance de aplicar uma violenta e educativa goleada no decrescente time da colônia lusa o Mengão hoje não merece críticas. Ainda não é a hora pra isso. É preferível louvar o primeiro e importantíssimo objetivo logístico que conquistamos. Agora tá bem mais fácil levar a TR pra Gávea. É só deixar os times médios se matarem no Sábado e destroçar o pequeno no Domingo.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários