terça-feira, 1 de abril de 2008

Flamengo Vence na Atitude


Dizem que a ecologia está na moda. Só se for pra vender camiseta do Projeto Tamar e conjunto estofado de couro sintético. Continuamos a jogar lixo no chão, a derrubar florestas, a aterrar os mangues e a queimar diariamente toneladas de hidrocarbonetos que empestearão a atmosfera pelos próximos 200 anos.

Hoje em dia, dizer que é ecologista é quase igual a se declarar católico em pesquisa de opinião. O cara responde que é católico e nem sabe onde fica a igreja. Fora o dinheiro que se arrecada pro WWF e pra um zilhão de ongs do tipo Salve os Escorpiões, de que adianta todo o planeta dizer que abraça as questões ambientais, que busca de uma melhor qualidade de vida, modificar seus hábitos sociais, culturais e alimentares?

Nas questões realmente importantes os ecologistas da modinha se omitem. Onde estão os milhões de ecologistas amigos das baleias, das onças e do biquinhos-de-laque na hora em que regras estúpidas e antiquadas colocam em risco a integridade física e até mesmo a manutenção dos sistemas vitais de atletas profissionais que representam galhardamente as cores nacionais no exterior?

Perguntem aos mico-leões-dourados onde esse povo se maloca. Foi preciso que o paradoxalmente tradicional e insurgente Flamengo, sempre na vanguarda sócio-esportiva nacional, se erguesse do rebanho reativo das vacas de presépio que dirigem o futebol nacional (e a inepta inteligentsia ecochata) para protestar na FIFA em nome da preservação da vida dos atletas brasileiros.

E como preservar a vida fosse pouco, a questão tem também importantes pontos de contato com a lisura das competições continentais na América do Sul. Pois já está mais que comprovado que, para os times do altiplano andino, a altitude, a pressão e a composição atmosféricas são um deslavado dopping natural.

Sempre só e por isso mesmo muito bem acompanhado, foi o Flamengo que se levantou contra essa flagrante e inaceitável ilegalidade. Ante o constrangedor silêncio das autoridades federais e de frouxos co-irmãos que preferem se submeter covardemente às imposições da Conmebol e ao terrorismo ideológico das federações andinas, o Flamengo abraçou a nobre causa sem nenhum temor e a levou brilhantemente até as últimas conseqüências.

A FIFA já determinou e a Conmebol vai se curvar, é uma questão de muito pouco tempo. Parabéns, Mengão. Por isso somos os maiores. O Flamengo quando se põe a lutar não o faz por vaidade ou artimanha. Luta para que o bem seja feito e se combata a iniqüidade.

O Flamengo luta por si, mas luta também em nome de todos os torcedores do futebol, da beleza do esporte e dos atletas que ainda são obrigados a exercer um violento e desgastante esporte em altitudes nas quais a Organização Mundial de Saúde recomenda fortemente a leitura, o jogo de purrinha e o dominó como as atividades esportivas ideais.

Essa é natureza do Flamengo, lutar pelo que é certo, estar do lado do bem. Talvez tenhamos mesmo que ir a Cuzco na semana que vem só pra massacrar o Cienciano, não será problema. Tão importante quanto o Bi da Libertadores é que ninguém jamais apagará da história essa importante vitória do Flamengo em nome do futebol.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários