quinta-feira, 13 de março de 2008

As Malandragens de Pai Joel

Título: Flamengo x Mesquita

Gênero: Pelada Tétrica

Subgênero: Massacre Frustrado

Classe: Ordinária Forjada


Mestre do desbaratinamento, dessa vez Joel Santana se superou. Poucas vezes se viu uma equipe conseguir simular tamanha fragilidade tática e técnica com a verossimilhança alcançada pelo time do Flamengo na noite dessa quarta feira contra o Mesquitinha. Quem não conhecesse o verdadeiro poderio do Fuderosão poderia até pensar que estamos em apuros para o nosso próximo jogo importante. Não se iludam com as torpezas cometidas durante o jogo pelo Mengão, torcedores rubro-negros, isso não é ruindade. Isso é planejamento estratégico.

Agora ficou bem claro para todos os torcedores que estavam bolados com a insistência do Joel nos rachões durante essa semana preparatória para o jogo com o Nacional, o verdadeiro propósito do ardiloso treinador. A idéia do mestre era fazer o Flamengo dar a falsa impressão de que estava mal, abalado pelas circunstâncias e pronto pra tropeçar diante de qualquer um dos timinhos que enfrentaria antes do embate contra o odioso tricolor uruguaio.

Se tivesse ficado na Gávea treinando jogadas ensaiadas, deslocamentos inteligentes e esqueminhas espertos de cobertura, como qualquer um desses treinadores moderninhos meia-boca que nos afrontam diariamente no Globo Esporte com aquela conversa fiada de media training teria feito, os olheiros do Nacional iam sacar logo como o Flamengo vinha se preparando para o seu primeiro embate decisivo nessa Libertadores 2008.

Felizmente Joel Santana não está a fim de andar na moda e nem de dar satisfações pra sensaborona intelejumência esportiva. Papai sabe o que faz e não altera a sua rotina só porque meia dúzia de histéricos com fogo no rabo anda dizendo que a vaca foi pro brejo. Pra manter a sinceridade em níveis aceitáveis digamos que Papai está absolutamente certo. Analisando estritamente a tábua de classificação do Grupo 4 da Libertadores a tal vaca ainda nem apareceu.

Mesmo com o Flamengo disfarçado de time ruim (atacou o tempo todo, fez pouco gol e quase tomou um) vencemos o Mesquita com a entediante tranqüilidade que vem caracterizando as partidas em que grandes enfrentam pequenos nesse Carioca superpovoado de timecos. Fora os dois gols (o contra foi lindão) e a já tradicional humilhação da minúscula torcida terceirense (que não tem lugar pra sentar no Maracanã em dia de Fuderosão), a única alegria de ontem a noite foi constatar que o timinho do Flor é ainda menor do que aparenta.

Na próxima rodada teremos pela frente mais um adversário a tentar obstruir nossa marcha indomável rumo ao Bi Campeonato. Não creio que o foguinho e seu grupo destroçado moralmente seja capaz de tal façanha, mas o Flamengo que fique esperto. Faz parte da tradição do Fuderosão no Campeonato Carioca perder uns pontinhos de bobeira pra time pequeno. Que não seja no Domingo.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários