QUE ORGULHO EU SINTO...!!! QUE ORGULHO...!!!
Mãe, porque eu sou tão Flamenguista assim?
Eu ainda era um menino. Tinha lá meus 5 anos, lembro muito bem, quando fiz esta pergunta à minha velha, na época, nem tão velha assim.
Era dia de Flaflu e, todo Flaflu, eu lavava na água da torneira da cozinha, onde a Dnª Marilena fazia o rango e pendurava na corda, de cabeça pra baixo, a sua flâmula do Fluminense, que era uma lembrança da mãe dela, minha avó. Então, ao fim do ritual, eu dizia: “_É porque hoje vai ser uma lavada no seu fru!!”
Mamãe apenas sorria.
Fui crescendo e quase todo domingo, era a mesma coisa. Meu Pai, Almir, comandava a Tropa de Elite familiar, enquanto eu, meus irmãos e primos, enfeitávamos o fusca velho, com bandeiras e faixas, depois saíamos para ver o Mengão no Maracanã.
Já rapaz, vivi minha juventude nos maravilhosos anos 80 e, logo no meu primeiro emprego, comprei minha primeira moto, com meu próprio dinherinho, que só não era ganho com o suor do meu rosto, porque no escritório em que eu trabalhava tinha ar-condicionado.
Com a compra da “My Love” (era o nome delazinha), contagiei meus primos e fiz remanifestar em meu Pai o vírus de “Motoqueiro”, que ele trazia adormecido e daí, todos compraram motos e todos nós continuamos a ir ao Maraca juntos, “só pra saber de quanto” o “Flamengo de Zico” iria ganhar cada jogo.
A alegria e as vitórias eram tantas, que Minha Mãe e meu primo, Jorge Luiz, se voltaram para o lado Vermelho e Preto da Força.
Disse meu primo, na arquibancada: “_Quer saber, tio??... botafogo é o cacete, essa merda só perde !! Eu sou é Flamengo !!”
Disse minha Mãe: “_Eu era fluminense por causa de minha Mãe. Mas com a alegria de vocês eu não consigo deixar de torcer pelo Flamengo!!”
Minha história se parece com a de muitos companheiros do blog e de muitos irmãos de arquibancada.
Hoje em dia, continuo freqüentador do “Nosso Estádio”, porém, as responsabilidades da vida, ou a falta de tempo para comprar o ingresso, não me permitem a mesma assiduidade de outrora e eu, às vezes, sou obrigado a ver o Mengão pela TV, como fiz ontem.
E ontem, com meus irmãos, minha Mãe, minha Mulher, sobrinhos, afilhados e até os cachorros a meu lado, todos vibrando com a vitória, olhando as imagens da televisão, eu entendi mais um pouco do sentimento de Ser Flamenguista.
Eu entendi, que só mesmo o Flamengo, é capaz de juntar todo o sentimento que emana do Seu Povo e direciona-lo ao Maracanã.
Sim,...é isto! Só mesmo um Flamenguista, que está em sua casa, ou num boteco, sentado frente à TV, é capaz de bradar seu grito de Amor e apoio ao time e este ecoar, chegando aos ouvidos dos jogadores.
Só um torcedor do “Mais Querido”, é capaz de fazer de sua poltrona, ou de sua banqueta de bar, uma cadeira numerada, ou um velho degrau de arquibancada, enquanto seu coração, este está lá, presente, in loco, se bobear, dentro do gramado e até seu foguete, que foi aceso no quintal, se ouve e se vê na tela da Globo.
Só o Flamengo, é capaz de lotar um estádio, com um público de 40 milhões de Flanáticos, isto porque, só o Flamengo consegue ter toda a sua torcida presente, em corpos e almas.
Só um torcedor Rubro-Negro, enxerga e comenta o jogo com clarividência e precisão, pois só Ele, entende o que está se passando, dentro e fora das quatro linhas.
Só um Flamenguista sabe, como dói em seu coração, um passe errado, ou como arde em seu peito, um gol perdido e só um Flamenguista é capaz de se embebedar com um gol feito e entrar num coma de uma vitória.
Só um Flamenguista, é capaz de, em plena rua, olhar pro seu radinho de pilhas, pro auto-falante e, como quem se dirige ao treinador e gritar: “_PORRRAAAA !!! COLOCA O OBINA EM CAMPO, SUA BESTA !!! .....e o treinador o obedece prontamente, pois ele e o Mundo todo, escuta, quando fala um Rubro-Negro e sabe que o conselho é sério e certo!! É uma ordem e ái daquele que não obedecer !!
Se nós, Torcedores do Flamengo, somos capazes de ganhar um jogo, não seremos capazes de escalar e mexer num time??
Dois Flamenguistas, podem não concordarem, um com o outro, em suas opiniões, mas, sempre os dois estarão certos. Estarão certos por serem Flamenguistas.
Por um momento, ontem, eu pensei e até comentei: “_Tenho curiosidade de assistir a um jogo do Flamengo, contra qualquer que seja o clubinho, mas sentado na torcida deles. Queria sentir como é, enfrentar esse Monstro, que é a Nação Rubro-Negra. Pelo menos, estando do “lado de lá”, vai dar pra ver melhor todo o Lado de Cá!!.”
E eu vejo nos bares, nas ruas e praças, onde quer que eu passe, a alegria dos Flamenguistas e, juro, eu não consigo entender como se pode viver, sem ser Flamenguista...!!
Há um amor, indescritível, que vai do Flamenguista ao Flamengo e que volta, do Flamengo ao Flamenguista.
É como se nada mais importasse, apenas esse Amor, entre Flamenguista e Flamengo.
Há um orgulho natural, no peito de um Flamenguista. Ele está em casa, não pode comparecer ao “Nosso Estádio”, mas ele sente Orgulho ao ver as imagens daquela massa, Vermelha e Preta e de saber que não está lá, mas faz parte Dela, da “Maior Nação”, da Maior Manifestação Popular do Planeta.
Fácil de entender: Ele está lá, mesmo não estando lá.
O Flamenguista sente orgulho de ser chamado de Fanático. Sente orgulho de saber que o Mundo inteiro está vendo aquelas imagens e sabe que, “Aqueles” são os tais “Flamenguistas” em festa.
Pro Mundo inteiro, o Flamengo foi o Campeão Brasileiro, pois eles não viram e não ouviram falar tanto do time que conquistou o título e nem testemunharam festa parecida com a nossa festa. Aliás, as Nossas Festas.
E o Mundo, então, pergunta: “_Como pode alguém ser tão feliz assim, mesmo não sendo o Campeão???”
Resposta: “_É simples, Mundo. Basta ser Flamenguista!!”
O Flamenguista, tenta explicar o que é ser Flamenguista e não consegue, como eu agora estou tentando e o máximo que consegui, foram duas lágrimas no rosto.
Não se pode explicar o que é “Ser Flamenguista”. Você consegue sentir, mas nunca explicar.
É como explicar ao filho pequeno o que é “Deus”.
Quanto a Jesus, ainda se pode falar e passar a imagem de um Homem, que viveu entre nós, que era o “Filho de Deus”, mas, quanto a Deus, não se pode explicar, porque Deus não possui imagem. Deus é sentido e visto com os olhos do coração, então é mais ou menos isto, que acontece, quando se tenta explicar o que é ser “Flamenguista”. Não dá. Ou você é e sente, ou, simplesmente, vai morrer sem entender.
Nós passamos a perceber que o tempo passou e que estamos envelhecendo, quando nossos Ídolos começam a ser mais novos que nós.
Aqueles que leram meu texto, sendo Flamenguistas, entenderam muito bem o que não consegui explicar.
Aqueles que leram o meu texto e não entenderam, é uma pena. Não que vocês sejam completamente burros de instrução. É que vocês não são Flamenguistas, como Eu que escrevi o Texto.
Meu antigos Ídolos, da geração do Zico, entendiam o que é “Ser Flamenguista” e entenderiam meu texto.
Esse time do Flamengo de hoje, também entenderá meu texto, pois eles estão entendendo, direitinho, o que é “Ser Flamenguista”.
Chorei ontem, vendo os jogadores emocionados, dando uma volta de agradecimento à “Nação Rubro-Negra”. É esse o espírito!!
Então, meu rapzes, se os obrigarem a jogar com o "Nosso Estádio" fechado à "Nação Rubro-Negra", que vocês olhem em volta e nos vejam pulando e dançando, que nos ouçam gritando e cantando, "EU SEMPRE TE AMAREI, ONDE ESTIVER ESTAREI, ÓH! MEU MENGÔ !!"
Nós estaremos lá, sim. Nossas vozes serão ouvidas pelos ouvidos de suas almas e nossa alegria e coreografias, serão vistas pelos olhos de seus corações.
Cada um frente à sua TV. Iremos lotar o "Nosso Estádio", o Maracanã! E será nosso o record de público da rodada.
Que orgulho eu sinto !!! Que orgulho... !!!
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários

|