segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Fla precisa mais que uma camiseta

Craque, o Flamengo faz em casa, diz um bordão que entrou para a história. Não deve ser o caso do autor da camiseta exibida pela equipe ontem à tarde no Mineirão, momentos antes do jogo contra o Cruzeiro.

Não tenho especialização em marketing. Mas o que estudei sobre a matéria diz que se trata do processo de criar valor para o cliente/público, de modo a encantá-lo, construindo e mantendo um bom relacionamento que o incentive a consumir seus serviços e a formar uma opinião positiva sobre sua instituição.

Dito isso, fica difícil entender o que realmente quis diretoria do Flamengo quando preparou a camiseta branca com a mensagem "Mengão é penta". Se o alvo for o público interno, ou seja, os nossos torcedores, bola fora. Afinal, choveu no molhado - todos estão carecas de saber que o Flamengo ganhou cinco campeonatos brasileiros (80/82/83/87/92), o que obviamente faz dele o primeiro penta. Talvez careçam, sim, de alguns argumentos infalíveis para o embate retórico contra as falácias da Arco-íris Inc. Mas a camiseta vestida por Ibson e outros jogadores tampouco apresenta qualquer sinal de pedagogia. Não mobiliza. Nem mesmo reforça a auto-estima dos rubro-negros, que adorariam ver uma provocação, ainda que leve. "Mengão: penta desde 1992", por exemplo.

Para o público externo, fica mais difícil ainda entender a eficácia da camiseta. Sim, com um pouco de boa vontade, talvez sirva para mostrar publicamente que o clube não aceita ver ceifado um título que orgulha a Nação. Mas, convenhamos, a essa altura do campeonato, 20 anos depois, é pouco. Não se viu ali nenhuma mensagem direcionada para os co-irmãos do Clube dos 13, que, em 1987, tinham estabelecido o procedimento adotado por Flamengo e Internacional. Não há nenhuma mensagem de censura ao São Paulo, pela falta de ética mercantilista que determinou a confecção da camiseta "penta único", ou um apelo à CBF por uma solução. Nada que gere conscientização, adesão. Não há nem mesmo uma campanha. Fosse mais ágil, o clube talvez pudesse gerar em poucos dias um hotsite com esclarecimentos que reforcem a legitimidade do nosso feito. Aí sim, uma camiseta poderia trazer a mensagem "Mengão é o primeiro penta" e, de quebra, divulgar a URL www.flamengo.com.br/somospenta . Mas isso não foi feito.

Outra coisa que aprendi é que qualquer ação de marketing só é bem-sucedida se a instituição alcançar seu objetivo. Isto pode ser traduzido em "satisfação dos clientes" e "atingir seu objetivo-fim". Estamos a pouco menos de 40 dias do vigésimo aniversário de um dos títulos mais significativos do clube. Foi o último Campeonato Brasileiro conquistado por Zico. Uma bela oportunidade para relembrar o título com uma campanha consistente, que crie valor e motive, que mostre às novas gerações a história real e, principalmente, pressione as instituições envolvidas a reconhecer a legitimidade do feito de Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Ailton, Zico, Renato, Bebeto e Zinho.

Ainda está em tempo.

Flamengo Net

Comentários