quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Prancheta tática

Preparei duas prévias de esquemas táticos que devem iniciar o jogo logo mais: a do Flamengo e a do São Paulo.

Pude observar que o São Paulo não tem a melhor defesa à toa. Desses 11 titulares, tirando os atacantes (e olha que o Dagoberto ainda volta para fechar espaço), todos marcam. O mais deficiente na marcação é o ala-esquerdo Jadílson. Pois vejamos, na ala-direita o Richarlyson já jogou até na zaga; no meio-campo, o Zé Luís é o típico volantão, que só sabe bater; um pouco mais a frente, temos Leandro e Jorge Wagner, que são responsáveis pela criação mas também contribuem de maneira efetiva na marcação.

Repararam quantas vezes eu citei a palavra "marcação”? Pois é, esse aí é o segredo do campeão brasileiro de 2007.

Agora, vamos analisar o Flamengo. Joel Santana conseguiu fazer aquilo que o Ney Franco não fez em mais de um ano: deixar o time competitivo (dentro de suas limitações, é verdade). E como ele fez isso?

Simplesmente ele deu total liberdade para Juan e Léo Moura (os jogadores mais criativos do time) jogarem. Para dar essa tal liberdade, ele promoveu o Rômulo, que, se vocês repararem, atua como um líbero adiantado, e não como um meio-campo.

Joel deu sorte também de contar com dois jogadores essenciais nesse futebol moderno: Ibson e Cristian. Os dois marcam e chegam bem ao ataque. Alguma semelhança com o São Paulo?




Se fizermos uma comparação jogador x jogador, o Flamengo não é pior que o São Paulo. No entanto, time x time, o tricolor do Morumbi é superior, temos que reconhecer.

Mas qual a diferença? A diferença é que no Flamengo, quatro jogadores não marcam ou marcam de maneira ineficaz. Me refiro ao Souza, Maxi, Juan e Léo Moura. Já no São Paulo, todos marcam, exceto o Aloísio. Isso, só para ficar no âmbito tático, sem entrar no âmbito estrutural, que aí, meus amigos, tomamos uma lavada.

Eu tenho a absoluta certeza que o Muricy tentará anular nossos dois alas. No entanto, também tenho a certeza que o nosso Joel Santana, além de anular os pontos fracos do São Paulo, irá motivar o time como só ele sabe; e junto com o Maraca lotado e com o time embalado, pode vir até Holanda do Rinus Michels. Quem manda no Maracanã é o Flamengo!

*Errata: No São Paulo, o zagueiro Miranda, suspenso, não joga. Alex Silva é o titular e André Dias entra na vaga.

Flamengo Net

Comentários