terça-feira, 25 de setembro de 2007


Zagallo é Fodão

A notícia de que o velho Lobo desistiu de ser treinador é mais um sinal de que a Era Dourada do nosso futebol está mesmo acabando. Zagallo, um dos indivíduos mais largos do futebol mundial, especialista supremo do estar na hora certa no lugar certo, carrega dentro de si oceanos de história. Zagallo ganhou muito, como jogador, treinador e também como coordenador técnico, durante os séculos incontáveis em que viveu para a bola.

Começou no Ameriquinha mas foi no Flamengo que ele se criou. Tricampeão em 53-54-55, ainda jogava no Flamengo quando foi Campeão do Mundo pela primeira vez, em 58. Voltou ao Flamengo muitas vezes, se não me engano foi o cara que efetivou o Zico como titular no time Campeão Carioca de 1974 e entre muitos outros títulos foi TRI outra vez, na final histórica de 2001.

Pra que os mais novos entendam a longevidade da carreira do Zagallo basta saber que ele era um soldado magricela no Maracanazo de 1950 e foi coordenador técnico da Copa de 2006. Zagallo era o ultimo elo entre a mítica geração de Pelé & Garrincha, a última com cabeça de profissional e coração de amador, e essa moderna geração de craques biônicos criada com danoninho e seus procuradores argentários que reeditam covardemente o pacto continental no futebol mercantilista do século XXI.

Com seus santinhos, supertições e frases de efeito, Zagallo criou seu próprio folclore. Criticaram muito o cara pelo seu patriotismo, até mesmo quando estava na moda ser verde-e-amarelo, mas temos que admitir que Zagallo sempre botou a cara. Nunca escondeu de que lado estava. Gosto de acreditar que ele sempre esteve ao lado do Brasil (por mais dúbia e inconclusiva que seja essa minha crença).

Com mais de 60 anos de estrada, o macróbio Zagallo diz que está se aposentando, mas malandramente deixa a porta aberta: - Estou aposentado, mas se surgir algum convite para trabalhar como coordenador ou conselheiro, posso pensar, embora não aceite nada como técnico. Uma coisa que já aprendemos é que o cara é duro na queda, e se bobear ele aparece aí de novo, avisando pra todo mundo que vão ter que lhe engolir. Tenho certeza que a torcida do Flamengo tem respeito e admiração pelo Zagallo e percebeu na hora que o título do post tem 13 letras.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários