terça-feira, 18 de setembro de 2007

Quando a ordem é injusta, a desordem é já um princípio de justiça



Romain Rolland


Já foi dito por pessoas que entendem do Direito e das Leis que a importância da justiça desportiva para a Justiça é análoga `a importância da música militar para a Música. Mesmo sabendo que o STJD é sério candidato ao titulo de franquia mais avacalhada de todo o Judiciário nacional dessa vez eles exageraram em suas incongruências. Se o STJD quer continuar a usar a marca Justiça em seu nome como é que pode suspender o Obina por 120 dias por uma cotovelada que não pegou e deixar em campo, em escandalosa impunidade, o cara que no mesmo jogo deu uma patada no Ibson pra quebrar?

Um tribunal para fazer jus ao nome precisa ter credibilidade, critérios e transparência. Um tribunal que absolve um caso escandaloso de dopagem ao arrepio das leis internacionais, legitima a violência de beques carniceiros e não combate com o rigor exigido pela sociedade o uso de recursos ílicitos e dinheiro sujo pelos clubes de futebol pode ter tudo, menos credibilidade, transparência e legitimidade. É uma alegoria de tribunal, uma tapadeira pintada que serve de cenário para uma chanchada protagonizada por procuradoers e aspones mais preocupados com os holofotes do que com a lisura dos certames.

Ainda que revoltante, demagógica e inócua no combate a violência, a decisão espúria desse teatro de fantoches não causa surpresa. Os brasileiros tem aprendido ao longo de anos e anos de capitanias hereditárias, sesmarias, ditaduras, quarteladas e democracias de meia-tigela que é assim que a banda toca. Henry David Thoreau, um escritor do tempo do onça, no seu clássico Walden, cunhou uma frase sensacional sobre essa dicotomia entre o que é justo e o que é legal que se baseia no argumento de que, muitas vezes, infringir uma lei injusta é a coisa mais justa a se fazer. " Sob um governo que aprisiona alguém injustamente, o lugar certo para um homem justo é também numa prisão." Quando a gente vê que o Obina foi condenado e o Renan absolvido essa frase ganha ainda mais força e atualidade.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários