O Flamengo e o Maracanã
A escalação que o Joel preparou para o jogo de ontem dava arrepios em qualquer torcedor (embora agora muitos digam que ela "obviamente é a melhor formação pra esse time"). Mas, de maneira um tanto irracional, eu tinha confiança de que ganharíamos.
Um tanto pelo equilíbrio do campeonato, outro tanto porque costumamos nos dar bem contra o Cruzeiro, sem falar no lado torcedor mesmo. Mas o grande fator que me dava confiança era o Maracanã.
Por mais que nos últimos dias muitos tenham vociferado contra as atuações do time, o fato é um só: desde que passou o Pan, não perdemos no Maracanã. Jogamos mal, jogamos bem, jogamos completos, jogamos desfalcados - o que não muda é a invencibilidade do time.
Isso não é novidade. O retrospecto histórico do Flamengo lá é bom. Em 2003, jogando no Maracanã quando tínhamos o mando, chegamos em oitavo; nos dois anos seguinte, trocando de casa, passamos perrengue. Já no ano passado, de volta ao Maraca, passeamos tranquilos, mesmo jogando a maior parte do campeonato em ritmo de treino, graças à vaga assegurada na Libertadores.
Este ano, o perrengue durou enquanto o time jogava no exílio. De volta à casa, a campanha já é outra. E é por isso que não temos que ter a menor preocupação com esse papo de rebaixamento. Tranquilizem-se: não há a MENOR chance do Flamengo cair.
Temos que ter a seguinte consciência: o Flamengo trocou toda a base de seu time de uma hora pra outra, no meio do campeonato. Trocou também de técnico, teve jogador suspenso, jogador contundido. Enfim: é um time em formação. E o nosso técnico não é nenhum mago, convenhamos. Vamos jogar bem um dia, mal no outro. É normal.
Não adianta, portanto, se desesperar a cada tropeço. Isso vale pra torcida, pro técnico, pra diretoria. Esse negócio de a cada vez que o time perde se trocar três ou quatro, afastar um e ressuscitar outro, sinceramente... Pra mim não é nada produtivo. Ontem ganhamos bem, ok, mas eu prefiro ver gente trabalhando lá dentro que dê a impressão de que sabe o que está fazendo.
Já escrevi isso aqui antes: este time que montaram é bom. Temos elenco pra montar uma equipe forte pros padrões atuais do futebol brasileiro. Infelizmente, este grupo se formou um tanto tarde demais para esta temporada, e já partimos muito atrás na tabela. Pode ser que dê pra chegar a algum lugar ainda, sei lá, quem sabe. Mas é fato que não disputamos este campeonato como se manda o manual - manual esse que o São Paulo já decorou de trás pra frente e, por isso, todo ano está lá em cima.
Assim sendo, espero que a diretoria esteja se mexendo para garantir esta base que montou até o fim do ano que vem, para entrarmos em 2008 preparados para disputar tudo por cima. Bruno, Fábio Luciano, Juan, Christian, Íbson, Renato Augusto, Roger, Maxi, Obina, Souza - um time que tiver estes todos, em forma, com salários em dia, bem treinados, não tem como ser fraco. É só trabalhar direitinho que não tem erro.
O que, é claro, não significa que não devam prestar atenção na temporada atual. Estamos potencialmente a 5 pontos da Libertadores. Tem que achar que dá. Se não, qual é a graça?
|