O que podemos fazer?
A gente pode reclamar de um ou outro jogador, achar que devia ter mais ou menos zagueiros, mais ou menos cabeças-de-área. Podemos colocar a culpa no técnico antigo ou no novo, talvez até no preparador físico, quem sabe? Podemos também estranhar a má fase prolongada de determinados jogadores, exigir a escalação do time de juniores no lugar dessa mulambada, ou ainda achar ruim queimarmos garotos como o Paulo Sérgio numa situação como essa.
Claro, podemos ainda falar mal da diretoria, que contrata mal, planeja mal, deixa o time jogar tanto tempo fora de casa, dá declarações desastradas e tudo o mais. Falar sobre os reforços que deveriam ter vindo ou ainda podem vir - olha que o Amoroso está dando sopa, e junto com o artilheiro do Paulista de Jundiaí resolveria o nosso problema de ataque. E o Athirson, por que não contratamos o Athirson?
Vamos também conjecturar sobre a influência do ambiente da Gávea sobre o time, imaginando que devessem treinar no Ninho do Urubu todos os dias. Há ainda as teorias sobre panelinhas internas, brigas de vestiário... E os salários, estão em dia mesmo? Sei não, hein! Ah, essa Petrobras...!
Outra opção é deixarmos o pessimismo de lado. Temos muitos jogos a menos, foi apenas o segundo jogo do Joel e do Ibson, o Roger ainda vai se entrosar, o Obina vai entrar em forma, o Fábio Luciano vai estrear. Elenco por elenco, não somos piores que ninguém, ora! É só darem o sangue, honrarem o manto!
E não devemos esquecer também de reclamarmos da imprensa, especialmente da Globo, em sua eterna conspiração contra o Flamengo. E o Luiz Roberto, torcendo contra no ar a cada rodada? Vamos entupir a caixa deles de e-mails! E já que estamos reclamando, aquele juiz ladrão de ontem também foi dose, não?
Acho que consegui cobrir com isso todos os comentários que serão feitos daqui até sábado, quando o time entrará novamente em campo, provavelmente para jogar mal como sempre. E assim continuamos andando em círculos, sem saber como sair do lugar. Espero que alguém lá dentro tenha uma visão mais clara do que diabos está acontecendo. E se puder me dar uma luz, eu agradeço.
Porque eu não consigo vislumbrar o que justifica essa ruindade agressiva que vemos a cada rodada. O que eles estão fazendo vai muito além do simples "jogar mal". O fato é que esse, dos times do Flamengo que andaram brigando pra não cair nos últimos anos, é para mim o pior. É óbvio que não estou falando do nome dos jogadores, ou do que eles já produziram em outras épocas e outros times. Estou falando do que assisto a cada rodada.
Lembro que, em outras fases negras, a grande reclamação era a quantidade de gols ridículos que perdíamos. Que saudade! Agora, o time simplesmente não produz nada - a não ser estatísticas bizarras, como a daquele jogo em que demos o primeiro chute a gol na metade do segundo tempo. Ou a de ontem: o Paulo Sérgio ficou mais de 20 minutos sem pegar na bola! Não era o centro-avante paradão na área, era o cara que deveria se movimentar e aparecer pro jogo, abrir espaços. E isso que a posse de bola era toda nossa. O que é isso, meu Deus? Pra quem não viu o jogo, é difícil até de visualizar.
Enfim. Sei não. Estamos cada vez mais pra trás e eu tô ficando realmente preocupado.
|