segunda-feira, 23 de julho de 2007

"Continuidade" pra quê?

Não há porque dar continuidade ao trabalho se ele não está dando frutos. Ou dois meses sem vitórias não é prova disso? E a verdade é que o time só piora e não dá sinais de que a fase ruim pode estar pra acabar.

Não há porque dar continuidade ao trabalho se o próprio treinador não se preocupa em continuar nada. O time muda de escalação e de esquema a cada jogo e a impressão que dá é que Ney Franco não tem certeza de nada. Um bom exemplo é o tempo que o time teve apenas para treinar, em que Toró esteve sempre entre os titulares - e na hora de jogar mesmo, não teve nem chance.

Não há porque dar continuidade ao trabalho se o time vai ladeira abaixo e o treinador não percebe que tem que começar a subir, e rápido. A postura abaixo de medíocre do time ontem, jogando por um empate sem NENHUM atacante em campo durante a maior parte do jogo, não condiz não só com a grandeza do clube, mas também com a situação em que nos encontramos na tabela. Ou começamos a vencer - já! - ou o buraco vai ficar cada vez mais fundo. Temos uma média de menos de um ponto por jogo e não é preciso a ajuda do Oswald de Souza ou do Tristão Garcia para saber onde isso vai dar.

E não há porque dar continuidade ao trabalho se ele teria que sofrer uma ruptura de qualquer forma. O elenco mudou; gente importante saiu, gente importante está chegando, o time necessariamente terá que ser outro. Se o esquema de trabalho estivesse tranquilo, com tudo funcionando, ok. Mas não está e o que se espera é mesmo uma grande mudança em relação ao que estamos vendo. Ou não? Alguém está satisfeito?

Ano passado, Kléber Leite teve uma epifania qualquer e, corajosamente, trocou um técnico que acabara de classificar o time para a final da Copa do Brasil. Ele sentiu que os resultados eram enganosos e percebeu que a hora de mudar era aquela, quando o time teria que dar uma parada e o novo treinador teria tempo de preparar a equipe como queria. Me parece que talvez ele tenha tido a chance de repetir o acerto este ano e a perdeu. Paciência.

Mas antes tarde do que mais tarde ainda.


* * * *

Só não digo que deveriam rescindir o contrato do Souza porque, pensando de maneira prática, é possível que dê pra enganar algum otário e conseguir uns trocados por ele. Ou quem sabe um zagueiro com menos características de mártir?

Flamengo Net

Comentários