terça-feira, 24 de julho de 2007

Comentário-default

"Que culpa tem o técnico se o Souza foi expulso e o Irineu fez aquele gol contra? O problema do Flamengo vai muito além do técnico. O time é fraco e a saída do Ney Franco não resolve nada. Mas sempre é mais fácil colocar a culpa no técnico."

Não preciso dizer quem escreveu ou falou isso aí em cima - 99% dos comentaristas disseram mais ou menos a mesma coisa nos últimos dias ao analisar o Flamengo. E eu diria que ainda mais fácil que jogar a culpa no técnico é repetir como um papagaio um comentário pronto como este.

* * * *

Analisando o jogo contra o Grêmio, só pra desmontar o argumento baseado apenas na última rodada: é claro que, fora tê-los escalado, o Ney Franco não tem culpa do que fizeram Irineu e Souza. Mesmo a simples escalação dos dois é perdoável; nenhum dos nossos outros zagueiros inspira tanta confiança assim para que se possa dizer com convicção que o Irineu não pode entrar em campo, e eu diria que a maioria dos torcedores ainda estava escalando o Souza entre seus titulares àquela altura.

Mas por acaso toda a análise do jogo deve se resumir a estes dois lances? Me parece uma atitude natural para a multidão de comentaristas que assistem apenas melhores momentos e falam cheios de propriedade sobre três ou quatro partidas que aconteceram ao mesmo tempo. Mas não é essa a melhor maneira de analisar futebol não.

Não podemos questionar o fato do treinador, após a expulsão do Souza, ter mantido a equipe sem nenhum atacante? Foi uma postura medrosa e pouco inteligente, que reduzia a quase zero a chance de fazermos um golzinho e trazia o adversário para o nosso campo, aumentando as chances de levarmos um. A bola ficando com eles o tempo todo, o gol acabaria saindo; poderia ser numa bola parada, num chute desviado ou até num gol contra. Quem assistiu o jogo na Globo ouviu o Casagrande falar sobre isso insistentemente mesmo antes do gol do Grêmio, e acredito que boa parte dos torcedores já tivesse chegado à mesma conclusão sozinhos.

E o fato de ele, mais uma vez, ter alterado o esquema e a escalação da equipe de última hora? Será acaso o fato dos jogadores do Flamengo parecerem sempre estar jogando juntos pela primeira vez, ou isso tem a ver com as constantes mudanças de função a que são submetidos, jogo após jogo?

E a substituição do Juan, de quem sai a maioria dos gols do time, em um momento em que precisávamos atacar? Foi coincidência não termos nenhuma jogada pela lateral até o fim do jogo?

E a insistência com Renato Augusto no ataque - quanto tempo ainda durará?

Fora tudo isso, temos ainda que considerar que, embora a expulsão do Souza não seja exatamente culpa de Ney Franco, ele deu entrevistas defendendo o jogador e dizendo que o juiz foi injusto, o que certamente não ajuda em nada para enquadrar o cara (ou para apresentar-lhe a porta da rua, o que seria o caso).

Ney Franco mostrou, neste jogo, todo o seu portfolio de falhas costumeiras: a alteração constante de esquema, o excesso de cautela, as falhas ao precisar mudar durante o jogo e o erro de avaliação quanto ao que o time tem de melhor e não deve ser mexido. E no entanto o Irineu, ao invés de servir de mártir da causa flamenga, acabou fazendo papel de álibi para o nosso treinador.

* * * *

Quem freqüenta o blog e lê meus posts e comentários sabe que não fui dos que pediu a cabeça do técnico em um primeiro momento. Acho que ele teve seus méritos ano passado e tem qualidades.

Mas todo mundo que acompanha futebol razoavelmente há de concordar: é normal um técnico dar certo num momento, com determinado time e condições, e não dar em outro. E é isso aí: não dá mais. Ney Franco se perdeu, não está conseguindo identificar quais os defeitos e qualidades da equipe e está claro que não tem idéia do que fazer para tirar o time dessa inércia de maus resultados. Se tivesse, não estaria tentando uma solução diferente a cada dois dias. Ou não?

Precisamos trocar de zagueiros, de lateral direito, de centro de treinamento e até de presidente. Ok. Mas estamos na LANTERNA do campeonato. Não ganhamos um jogo há DOIS MESES. Só tivemos até agora UMA vitória. O elenco que temos é pra isso aí mesmo? É tão ruim assim?

Como falei em meu último post, o time vai ter que mudar de um jeito ou de outro, simplesmente porque o elenco mudou. Pra mim, faz mais sentido que isso seja feito por alguém que tenha uma visão de fora e não esteja já desgastado com a torcida e com o próprio elenco.

Enfim... Tomara que o time desande a ganhar uma atrás da outra.

Flamengo Net

Comentários