Quem, eu me preocupar?
Não entendo nada de futebol. Nunca entendi e arrisco dizer que jamais vou entender. Mas não me envergonho de fazer parte dessa maioria ignorante, pra ser sincero nem me importo muito. Meu interesse é, e sempre foi, entender de Flamengo. E nessa vida muita coisa o Flamengo já me ensinou. Uma das maiores lições veio mesmo desse tipo de Campeonato Brasileiro por pontos corridos, onde as campanhas do Mengão permitem que qualquer bocó descubra sozinho que o melhor método pra não se estressar durante 8 meses é viver um dia após o outro. O Flamengo hoje está na porta da zona mas na quarta-feira pode não estar mais.
É evidente que a atuação do Flamengo merece críticas, vaias e esporros porque apanhar do porco em casa tomando 4 gols de pelada é RIDÍCULO. Entretanto, estou achando a reação de parte da torcida exagerada. Se na primeira rodada já tem gente cortando os pulsos a tendência é terminarmos em rituais de suicídio coletivo à la Jim Jones. Haja suco de uva! Calma aí, pessoal. São 38 rodadas nesse campeonato, são mais jogos que 7 Copas do Mundo disputadas até a finalíssima, ainda falta muito pro filme acabar. E todo mundo sabe do que o Flamengo é capaz, não me obriguem a falar bem do time porque os caras hoje não merecem.
Está comprovado cientificamente que torcer pelo Flamengo é uma experiência multisensorial coletiva e assim como eu não tenho mais o menor saco pra escrever sobre táticas, elenco e Nei Franco acredito que ninguém mais agüenta ler sobre isso. As críticas de fevereiro vem sendo republicadas mensalmente e nada muda lá nos domínios do nosso Rinus Michel. O cara disse que íamos disputar a ponta da tabela e já estreou levando coça. Não é nem preciso dizer que a batata dele já está dourada.
E aí, digamos que mude o técnico. Ele vai poder fazer o quê? Vai trazer um caminhão de jogador do ex-clube, vai fazer uma faxina étnica no elenco? Meus amigos, aconteça o que acontecer, pela nossa estréia tudo indica que o Brasileiro 2007 será de arrancar os cabelos. Mas a primeira partida não quer dizer muita coisa. É melhor esperar um pouco mais antes de atear fogo às vestes ou tramar o assasinato de César no Senado.
Eu acho que pra torcida tá cedo pra se preocupar tanto assim, muita coisa ainda vai acontecer. Se formos bem pessimistas, mas muito pessimistas mesmo e nos convencermos que o Flamengo disputará a fuga do rebaixamento, a primeira rodada foi um sucesso. Escapamos outra vez.
Mengão Sempre
|