segunda-feira, 21 de maio de 2007

Quem estava certo, afinal

Depois do meu post apocalíptico pré-jogo, é bom dizer que o Ney Franco mudou de última hora a escalação que eu tanto critiquei, o que influenciou bem nos argumentos que eu usava pra dizer que o meio-campo não vai marcar e que a zaga vai bater cabeça. Mas, não querendo ser o dono da verdade - como eu falei, o Ney Franco entende mais de futebol do que eu -, devo dizer que gostei muito do time ontem, quando com a bola. Mas que ainda falta muito pra confiar nele na hora de defender.

Vimos ontem uma GRANDE atuação do Renato, acima de todos. O lance do segundo gol, com o perdão da palavra, foi sacanagem. Logo abaixo, Renato Augusto e Juan. Mas todo o time foi bem ofensivamente, mostrando uma movimentação que não víamos nos últimos jogos. Com isso, os passes saíram mais fáceis, a bola correu de um lado pro outro e as chances apareceram. Também souberam valorizar a posse de bola quando necessário... Sinceramente, teve momentos ali em que deu pra sentir orgulho do time.

Já na defesa...

Mesmo com Paulinho no meio-campo, em vários momentos (especialmente após o gol deles) o Goiás chegou às portas da nossa área com uma facilidade preocupante, sem que o meio-campo conseguisse ao menos dificultar a vida deles. Nossa zaga já é complicada; sendo tão exposta assim, fica realmente difícil. Houve dois ou três lances em que podemos agradecer a Deus por não termos levado gol e complicado o jogo. E devemos levar em consideração que o Goiás praticamente não atacou pelas pontas, insistindo pelo meio o tempo todo. Então, no duro, a teoria dos três zagueiros pra liberar os laterais não foi realmente testada.

Sobre o Thiago: foi o primeiro jogo dele em muito tempo, há vários descontos a serem dados, mas pra me convencer ele precisa mostrar mais do que vi ontem. Fez algumas faltas completamente desnecessárias próximas a área, podia ter sido expulso de bobeira no primeiro tempo e ameaçou outras pixotadas (especialmente aquele escorregão com o braço pra cima no meio da área) que me deixaram de cabelo em pé. Mas também mostrou um senso de colocação bom pra jogar na sobra e cortou bem várias bolas na cobertura - nisso ele funcionou bem. Então, vamos ver. Mas faço uma observação: ele me parece o tipo de zagueiro que faz o nome mais porque consegue sair jogando razoavelmente bem - o que não deixa de ser uma qualidade - do que por suas reais qualidades na marcação, que afinal de contas é a sua principal função.

No balanço, o Flamengo ontem ganhou bem e me deu mais motivos pra me animar do que o contrário. Mas fica a pergunta que já apareceu aí nos comentários: e pro próximo jogo, qual vai ser o time? Dá pra apostar em alguma coisa?

Flamengo Net

Comentários