terça-feira, 22 de maio de 2007

Fora Nei Franco-II A Missão

Um dos fenômenos mais inexplicáveis dos tempos modernos é essa recente perseguição ao Nei Franco por parte de alguns rubro-negros. Digo recente porque a maior parte dos integrantes da galera da perseguição anterior se dispersou após a eliminação da Libertadores e a assunção pela grande maioria de que nosso elenco é fraco pra caramba. O que me parece mais injusto nesses novos perseguidores é que eles culpam o Nei Franco pela existência da mulambada como se ele fosse um tipo de hospedeiro de alguma praga caipira que atravessou nossas barreiras sanitárias e contaminou subitamente o Flamengo. Se esquecem de que esse vírus maldito já estava incruado lá na Gávea desde o desmonte do time de 2001. Se esquecem das porcarias de time que passaram 3 campeonatos brasileiros seguidos no cai-não-cai e com os piores ataques da competição.

Não vou defender o Nei Franco por duas razões: Primeira: não sou fã dele e se for pra defender é melhor alguém que acredite muito no seu trabalho e que goste do jeito que ele arma o time, o que não é meu caso. Segunda: Um técnico que em menos de um ano à frente do nosso elencão consegue colocar na nossa magnífica sala de troféus com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas uma Taça Guanabara, uma Copa do Brasil e um Campeonato Carioca não precisa de defesa.

Nei Franco, como não sou seu camarada me sinto à vontade para fazer a coisa mais fácil do mundo: te dar um bom conselho grátis. Enquanto estiver dirigindo o Mengão tenha sempre junto a você essas palavras de Hipócrates, um médico grego que viveu ali pelos 400 A.C. É uma das citações latinas mais conhecidas pelos ignorantes de todo o mundo:

“Ars longa, vita brevis, occasio praeceps, experimentum periculosum, iudicium difficile.”

Mal traduzindo significa que a vida é curta e arte (da medicina) longa; a crise; efêmera; a experiência, perigosa; e a decisão difícil. Ele escreveu esse aforismo para um manual de medicina onde compilou diversas máximas e dicas concisas para auxiliar seus alunos no diagnóstico e no tratamento clínico, uma missão heróica e frustrante naqueles tempos. O resto da citação é menos conhecido mas deixa bem claro o que Hipócrates queria dizer. "O médico deve não só estar preparado para fazer ele próprio o que é certo, como também para fazer o paciente, os assistentes e as circunstâncias externas cooperarem.”

Nei, está mais do que claro que lá na Gávea você é que o médico. A doença é grave. Assuma a parada e se livre de tudo que atrapalhar na recuperação do paciente. Você tem sorte, mas não conte com ela o tempo todo. Se começarem a encher o seu saco e a prejudicar o time, sacrifique logo, não espere dar merda como no caso de Jumentinho Paulista. Nosso time não tem força pra carregar morto-vivo nas costas, se alguém não correr, manda pro banco. E quando algum cartola, empresário ou traficante de carne branca tentar lhe dar carteirada manda passear. Agradar a todos é mesmo impossível, perca a vergonha de impor sua vontade. Uma grande parte da torcida do Flamengo vai te apoiar enquanto voce continuar ganhando. Seja o médico, faça o que é certo e não tenha medo de errar.


Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários