quinta-feira, 5 de abril de 2007

Inter-temporada ou amistosos?

As chances minguadas de classificação para as semifinais impõem um desafio a Ney Franco e à direção do clube: o que fazer com o elenco durante as três semanas que antecedem os jogos decisivos pelo Estadual e pelas oitavas da Libertadores?

Uma vez eliminado da Taça Rio, o Flamengo tem em sua agenda apenas uma partida, contra o Real Potosí, no dia 18 de abril. A rigor, uma partida que pode valer pouco. São grandes as chances de garantir o segundo lugar geral na fase de grupos, até mesmo com um simples empate. Pelos meus prognósticos mais lógicos, o Santos dificilmente deixa escapar o primeiro lugar enquanto o Libertad provavelmente não passará dos 13 pontos.

A questão, então, passa a ser preocupante. Como manter a motivação do time em meio a essas "férias forçadas"? Como fazer com que os jogadores não percam ritmo de competição - fundamental para os quatro confrontos programados de 29 de abril a 9 de maio? De que modo Ney Franco terá condições de observar o time em ação, a fim de encontrar a melhor formação para o ataque e o meio-campo? Roni volta? Leonardo assume a posição de titular? Renato Augusto joga na frente? O time vai de dois ou três zagueiros? Respostas que não aparecerão diante de um Potosí mais preocupado em tirar boas fotos de recuerdo do Maracanã.

O dilema passa a ser incômodo. Uma possibilidade é a de manter o time na Gávea e programar amistosos, de preferência num país sul-americano, para que o time não perca o clima de uma Libertadores. Pesa contra essa possibilidade o desgaste das viagens. Outra hipótese é levar o elenco para Itu, como no ano passado, e treinar em tempo integral, principalmente na semana que antecede a decisão do Estadual. No entanto, o time perderia o ritmo de jogo em alto nível.

Idéias, apenas idéias. Quais são as suas?

Flamengo Net

Comentários