segunda-feira, 2 de abril de 2007


A batata do Ney Franco tá assando?


Sempre que eu encontro meu amigo AFA nas suas visitas ao Rio de Janeiro tenho o prazer de desfrutar de sua inteligência e seu humor irônico, que ele destila aos galões nos muitos causos que conta. Nesse domingo, lá pras dez da noite ele apareceu aqui na caxanga vindo diretamente de Friburgo pra ver o SportvNews. Trazia embaixo do braço duas garrafas de Porca de Murça e mais uma vez me surpreendeu com sua visão nítida e racional do nosso Mengão. Apostador incorrigível e com uma excelente porcentagem de acertos, - lembram da trifeta do Jean?, AFA precisa estar sempre um passo à frente e de antena ligada. Entre um gole e outro o AFA me fez uma pergunta muito simples me avisando de antemão que eu não seria capaz de respondê-la apenas com um sim ou um não.

- Mulamba, Ney Franco tem o perfil ideal pra ser treinador desse Flamengo em duas competições simultâneas?

É evidente que eu embatuquei e não consegui responder, o que era justamente a deixa que o AFA queria pra poder expor sua mais nova teoria. Pra ele, essa moda que infesta o futebol brasileiro desde os anos 90 de procurar técnico de futebol com cacoete de gerente de banco pode ser muito boa pra times microscópicos como Bragantino ou São Caetano ou pros times médios que perderam status, tipo Botafogo, Santos e Palmeiras. Pro Mengão Cósmico simplesmente não funciona.

Então o AFA faz uma ressalva, dizendo que pra entender esse fenômeno é necessário entender o que é um gerente. Eu que nunca fui gerente, não podia saber então o AFA explicou: Quando a alta direção de uma empresa quer aumentar as suas margens de lucro, os gerentes são os caras que apertam o torniquete dos custos e arrancam o sangue da piãozada pra aumentar a produtividade. São basicamente uns motivadores, lideres de equipe de nível gerencial. Os capatazes responsáveis pela senzala moderna.

O cara realmente se empolgou na própria socioeconomia de botequim.
- Esse tipo de técnico-gerente, que encontra em Luxemburgo sua maior expressão, se caracteriza pelos seus superestimados dotes de comunicação e na sua capacidade de instilar autoconfiança nos molambos que tem no elenco. O Ney Franco, apesar de não pagar mico de ficar de terno na beira dos campinhos como vários presepeiros se aproxima bastante desse perfil motivador. Sabe por que esse tipo de técnico não serve pro Flamengo agora? Porque já tem muito pela-saco dizendo pro Renato Saci, pro Roni e pra outros perebas sem espelho em casa que eles são craques. Esse Flamengo, que mal saiu do estágio da mulambada em risco iminente de rebaixamento precisa é de um desmotivador, que baixe a bola desses mascarados e os lembre de que tem que correr pra cacete e suar sangue pra jogar no Flamengo.

Tentei argumentar que não era hora de pedir cabeça de técnico, afinal estamos em duas competições, etc., etc quando o AFA cortou:

- Vai esperar ser eliminado da Libertadores pra mudar alguma coisa? Desde quando esse assunto está no Index? O técnico pode e deve ser tão criticado quantos os perna-de-pau que envergonham o Manto. Os rubro-negros precisam parar com essa política burra de não criticar o técnico só porque o time esta na liderança do grupo parafutebolistico da Libertadores. Basta criticar alguma das péssimas substituições do Ney Franco ao longo desses 80 jogos dele pra aparecer logo um defensor do cara dizendo que não é a hora, que desestabiliza o grupo e outras idiotices tantas vezes repetidas que até parecem verdade. A verdade é que o Ney Franco tem defeitos graves: demora muito pra mexer, insiste com seus indicados além do que o bom senso recomenda e até hoje não armou um sistema de cobertura eficiente pros nossos dois laterais prafrentex.

Fiz mais uma tentativa de dizer o que pensava mas depois que passaram os melhores momentos da pelada em Friburgo no Sportvnews o AFA ficou bolado.
- Como é que o cara deixa o Claiton voltar ao time? Esse mineiro tá de sacanagem.

E pra encerrar a sua catilinária contra o Ney Franco deixou mais uma pergunta no ar:
- Tirando aquela vez em que ele tirou a bosta do Toró antes de ser expulso na decisão da CB, quando foi que o Ney Franco fez uma substituição decente?

Boa viagem, AFA. Te mando a resposta por email.


Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários