quinta-feira, 19 de abril de 2007



Barbas de Molho




E agora, como é que fica? Diz aí, você que sabe tudo de futebol e é mais Flamengo que todo mundo junto! Diz aí como que se faz pra ver se pelo menos a torcida aprende a torcer e a apoiar o time direito! Porque a única razão pro Flamengo se apresentar tão bisonhamente diante de uma equipe de nível técnico inferior à de vários times de pelada do Aterro deve ser a falta de apoio da torcida. Depois de uma apresentação calamitosa como essa muita gente fica até na dúvida - É pra comemorar essa vitória? O time tá de parabéns por garantir a segunda colocação geral?

Vamos falar sério, flamenguistas. Até quando vamos ficar tapando o sol com a peneira? Que torcer pro Flamengo é, antes de mais nada, um ato de fé não se discute, isso deve estar escrito até no Estatuto do Clube, mas será que ficar apoiando incondicionalmente um projeto que já deu mostras mais que suficientes de suas fraquezas é a atitude mais correta?

Muita gente prefere não ver o que está acontecendo mas quem não acredita mais em Papai Noel tem a convicção de que até agora o Flamengo tem dado uma sorte tremenda. Desde o sorteio dos grupos da Libertadores até a campanha na Taça Guanabara o Flamengo vai avançando numa sucessão de cagadas felizes. Estamos em plena maré de sorte, daquelas que não nos bafejavam há muitos anos. O que está pegando mal é que não estamos sabendo aproveitar. É só ver o nosso franzino saldo de gols na Libertadores quando poderíamos ter conquistado vantagens que nos acompanhariam ao longo de toda a competição. Agora já era, só vai ter jogo foda e a chance de melhorar o saldo é mínima.

Santo Agostinho, que por seu colégio ficar no Leblon certamente há de ser rubro-negro, disse em uma de suas epístolas mais famosas: A verdade é doce e amarga. Quando é doce, perdoa; quando é amarga, cura. (Veritas est dulcis et amara. Quando dulcis est, parcit, et quando amara, curat.) Em vez de ficar arrumando desculpa e passando a mão na cabeça de um elenco que apesar de jogar aparentemente protegido pelos deuses do futebol se portou como a mais descartável das mulambadas as verdades devem ser encaradas corajosamente por cada rubro-negro, por mais amargas que sejam.

* A segunda colocação geral na primeira fase não significa absolutamente nada para se aferir a qualidade do futebol que o Flamengo apresentou diante de adversários pra lá de inexpressivos.

* Nosso ataque, seja com Souza e Roni, Roni e Renato Augusto ou Renato Augusto e Souza é absolutamente inoperante. Contra defesas minimamente arrumadas jamais faremos gol.

* Alguma coisa não está deixando o Ney Franco mostrar serviço. Tudo bem que ele é mineiro malandro, dissimulado e tal. Mas se ele é bom técnico mesmo ( sim, já é uma dúvida) está disfarçando bem pra caramba. Nas ultimas partidas o time não apresentou qualquer padrão de jogo.

* Está cada vez mais na cara que se Ney Franco não ganhar o Carioca nós teremos problemas logo no começo do Brasileiro porque vai ser muito difícil reprimir a inevitável campanha Fora Ney Franco.

* Que os deuses continuem nos ajudando.






Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários