domingo, 1 de outubro de 2006

Antes de qualquer coisa, devo dizer que fico indignado de não ver, por parte da diretoria do Flamengo, uma DEFESA FORMAL E PÚBLICA ao que consideramos o maior patrimônio do clube: a sua torcida.
Todos leram, alguns não, mas o fato é que, mesmo com o trágico acidente de avião e as eleições presidenciais, tal assunto tomou conta do cenário, e não podemos nem devemos , de forma alguma , calar a boca perante isso.

Seguem alguns e-mails da revista época, que devemos lotar com repetidas cópias do e-mail. Guerra é guerra, e precisamos mostrar a nossa força nos canais de comunicação do leitor com a revista, divulgados no expediente, que são:
epocadir@edglobo.com.br - direção de redação.
epoca@edglobo.com.br - cartas.

Obviamente, nada impede que tentemos visitar o expediente da revista e adivinhar, numa combinação nome/sobrenome, o email de trabalho dos diretores da empres e da revista. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG0-5858,00.html . Acho isso interessante, pois os caras que mandam (ou acham que mandam mas são fantoches) tem que saber nossa opinião.

Segue o texto a enviar. Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio nessa campanha que, reitero, é obrigação nossa pelo amor ao Flamengo, mas que deveria ser tomada pelos ocupadíssimos departamentos do clube.


Senhores editores da revista,

foi com certo espanto que recebemos a matéria que vossa revista publica neste sábado, a respeito das maiores torcidas do país.
É sabido que a torcida do Flamengo é a maior do país, e quiçá do mundo, em face dos números pesquisados e publicados por IBOPE, Lancenet, Revista Placar, entre outros. Um percentual traduzido em cerca de 35 milhões de rubronegros e 17 milhões de corintianos.
Em face dos dados publicados, temos alguns questionamentos pertinentes:

1 - Qual o motivo da pesquisa ter sido efetuada de uma forma tão concentrada, ou seja, em apenas 9 capitais? Porque não uma amostragem em mais municípios, como temos visto nas pesquisas de intenção de voto? E devemos considerar que quase 50% da "votação" foi feita em São Paulo e Recife, capitais das cidades que abrigam o Corinthians e Sport. Alguma coisa mais a declarar, futebolísticamente falando? E onde mais foi feita essa pesquisa? Na Vila Madalena, em Osasco? Ah sim. Provavelmente fizeram em Cascavel, Maringá e Londrina, cidades com forte apelo do time corintiano, e esqueceram de cidades onde a torcida do Flamengo é forte...enfim, se é pra saber a opinião geral, que seja feita uma pesquisa decente, e não direcionada pra esta ou aquela cidade.

2 - Onde estariam as classes D e E na pesquisa? Foram eliminadas, ou deixadas de lado, por algum motivo? Belíssimo instituto escolhido pra pesquisa. Devem ter formação de Geologia ou Física Quântica, pois de pesquisa não entendem nada.

3 - Uma avaliação profissional diz o seguinte: "apesar de não saber quais critérios os levaram a fazer com crianças entre 7 e 9 anos (sei que elas têm muito pra falar mas nessa idade os pais influenciam muito a escolha dos filhos em tudo)... seria melhor se eles quisessem crianças pegar 10 anos e mais (pela força no mercado de trabalho, poder de compra etc....sobretudo na classe C como eles mesmo classificaram), critério também do IBGE pra pessoas economicamente ativas.... talvez uma amostra dentro do universo de pessoas de cada estado através da PNAD ou Censo seria um critério bem mais valioso, não que o que o que eles usaram não o seja, não sei qual o recorte dado a pesquisa portanto é só uma recomendação padrão para todas as pesquisas quantitativas e nacionais."

4 - Este IPSOS que fez a pesquisa, não é aquele que se vendeu pros Estados Unidos na época das últimas eleições argentinas, e publicou números que permitiriam o cenário desejado por Bush e companhia limitada? E sendo esse mesmo IPSOS, como uma revista idônea como a Época, um dos veículos de um sistema GLOBO de comunicação, uma conceituada publicação mensal...como a revista ÉPOCA escolheu esse veículo de confiança questionada?

5 - A pesquisa foi encomendada pelo SPORTV, o que torna o contexto mais interessante ainda.
Existe um certo diretor de esportes no "grupo Globo" que pretende, em um curto espaço de tempo, "TRANSFORMAR" a torcida corintiana na maior do país.

6 - Em face dos últimos números dos veículos citados no começo deste texto, devemos deduzir que nasceram 10 corintianos e morreram 20 rubronegros nos últimos anos? Ou pior, que uma torcida penta campeã brasileira, bicampeã da Copa do Brasil, campeã da Libertadores (título que o Corinthians NÃO tem), e campeã do Mundo em Tóquio, simplesmente esqueceu de sua história, esqueceu de Zico, e resolveu se bandear pros lados da torcida corintiana?

Resumindo, a credibilidade desta pesquisa É e SEMPRE SERÁ QUESTIONADA quando envolver a questão DA MAIOR TORCIDA DO PAÍS, A DO FLAMENGO e a segunda. Como frisei no item 2, e reitero agora, não me lembro de algum assassinato em série ou em massa que diminuísse em tão curto espaço de tempo a torcida do Flamengo, e ao mesmo tempo não me recordo de nenhuma maternidade com nascimentos abusivos de corintianos. Por essas e outras, que a torcida do Flamengo, A MAIOR DO PAÍS, repudia a matéria publicada.

Sem mais para o momento,
TORCIDA DO FLAMENGO - A MAIOR TORCIDA DO PAÍS

Flamengo Net

Comentários