UM POUCO DE MATEMÁTICA
Acima no gráfico estão as quatro campanhas nossas desde 2003, quando começou o sistema de pontos corridos. As linhas representam os aproveitamentos (pontos ganhos divididos pelo total de pontos disputados) a cada rodada, até a 25ª.
Como podem ver, pela linha azul-escura, nosso desempenho 2006 pela primeira vez ultrapassou o aproveitamento equivalente de 2003, ano de nossa melhor campanha. Nas rodadas seguintes ficará mais difícil manter o aproveitamento, a partir da 26ª. foi justamente um momento em que o Flamengo de 2003 engrenou uma seqüência de três vitórias, chegando a 38 pontos na 27ª. rodada. É hora portanto de mais esfoço, mais dedicação, e mais cuidado com os erros, se quisermos mantermos nos afastando da zona do rebaixamento (ainda perigosamente próxima, neste campeonato tão nivelado) e subindo na tabela.
Ainda é muito cedo para comemorar, o campeonato é o mais nivelado de todos os tempos, e restam muitos jogos, mas o time parece que está evoluindo. Infelizmente seguimos com dois problemas que atuam em conjunto: a incompetência habitual do ataque, e o desempenho esquizofrênico da defesa, que sempre que o ataque funciona, parece que a defesa se descontrola. Estes problemas ficaram bem patentes no jogo contra o Fortaleza: um time que abre 3x0 no primeiro tempo, na casa do adversário, não pode permite a reação e acabar o jogo no sufoco. Quando ataque conseguiu fazer quatro gols, a defesa resolveu entregar três.
sexta-feira, 22 de setembro de 2006
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários
|