domingo, 3 de setembro de 2006

Itú Express ou O Retorno do Natalino...

Antes do jogo contra o Inter estava eu pensando com meus botões... Temos que ganhar. A qualquer custo. Empatamos com o Figueirense. Empatamos com o São Caetano. Empatamos com o São Paulo. Em todos esses jogos, saímos na frente, mesmo naqueles que estávamos perdidos em campo e conseguimos a vantagem. Perdemos do Juventude, depois de mandar no jogo no primeiro tempo. O Flamengo, na verdade, tirando a final contra o Asco na CdoB, deve uma boa apresentação desde o jogo contra o Curintcha. Reflexo de um bando que entra em campo e nem se conhece. Incluindo o jogo contra o Juventude, se mantivéssemos os resultados favoráveis e pelo menos um empate contra este, seriam pelo menos 7 pontos a mais... De 24 a 31 pontos... Assim... Tão fácil quanto como os deixamos escapar...Com mais 3 de ontem, 34...

Mas deixa a matemática pra lá, pois nosso time é isso: capaz de arrasar probabilidades. Na verdade, a cada dia que passa, aumenta a probabilidade dos adversários de vencer, ou empatar. E isso é que é interessante, pois nesse CB, o que mais vemos são times tão medíocres como o nosso, mas que não se furtam de conquistar uma vitória, vez ou outra. Só o nosso bando é que prefere manter o mesmo padrão de qualidade dos últimos anos...

Mas o que isso tem a ver com o título, doente? Pois é... Eu estava pensando: Você vê o time do Flamengo, no Maraca ou na TV, pensa que já está na metade pra frente do Campeonato, e o time não desenvolve, não avança, não troca três passes produtivos pra frente, segura o jogo no meio-campo, não tem contra-ataque, tem zagueiros que dão pixotadas, alternadamente ou em conjunto. Quando não são eles, é o goleiro que não repõe a bola direito, ou entrega a bola na fogueira, ou toma um perú daqueles. Quando alguém esquece o script e o meio-campo funciona, os atacantes perdem gols inacreditáveis. Estão sempre parecendo que acabaram de se conhecer, que nunca jogaram juntos! Não se falam, não se posicionam, não se ajudam! Quando o técnico olha pro banco, não tem com quem contar. Quando tem, o suplente não dá conta. O empresário, mui amigo, vem sempre com "aquele jogador que o Fla está precisando pra deslanchar" (ou então, para promover e capitalizar depois), que muitas vezes, joga bem um jogo, pra depois cair na mediocridade que impera. O dirigente, que pensa no (seu próprio) bem do Flamengo, se omite, ou fala e/ou faz besteira. Atrasa salários. Não viabiliza o futebol financeiramente... Tudo pelo (seu próprio) bem, do Flamengo... Ufa! Cacete! Mas essa história se repete há quanto? Cinco? Sete? Dez anos? Quantos colegas aqui, já repetiram esses problemas? E soluções? E cansaram de falar, esbravejar, dar pitacos, sugestões, das mais factíveis às mais mirabolantes? Quantos, como eu, perderam até a vontade de escrever, porque cansa? Falar sempre a mesma coisa ruim cansa! Será que só nós vemos os problemas?

Porra, seu maluco! E o cacete do título? Pirou de vez? Pois é... Eu fiquei pensando... Como já estamos na Libertadores, e até agora, com o andor da carruagem, não encontrei muita vantagem nisso, acho que o grande objetivo no CB desse ano, mais uma vez, é fugir do rebaixamento. Putz, como é pensar pequeno! E que nenhum outro time venha a ser Penta... Era na verdade pra ser uma pré-temporada de luxo, visando 2007. E como o script se repete, talvez fosse a hora de adiantarmos o script: como no ano passado, e na decisão da CdoB, que se vá a Itú, interne-se esse bando, e institua-se a Escolinha Profissional do C.R.Flamengo. Para que treinem 2 toques, para ter um ataque rápido e um contra-ataque eficiente. Que treinem reposição de bolas, rebatidas na entrada de área, escanteios, faltas, posicionamento em campo... Tudo aquilo que os pais das criancinhas PAGAM para elas aprenderem e um dia, ter a oportunidade em um time grande... Porque um time lerdo, sem capacidade de reação, EM CASA!, acéfalo, limitado - parafraseando Zico - tem que treinar! Tem que compensar suas limitações com treino, tático e, sobretudo, técnico. Pois chamar um time como o do Flamengo, que jogou ontem, principalmente no 2° tempo, de profissional é crime. De calúnia. E difamação, para com os demais.

E, se nada mais resolver, então juntemos nossos patuás, e chamemos o Natalino! Só não esperem que eu veja alguma lógica ou simpatia nisso! É a final e rasa entrega dos pontos. Se isso não der jeito, não sei mais o que dará. Mas eu ainda acredito na primeira opção. E não precisa ser em Itú, não. Basta o conteúdo.

Ia até falar mais, mas não tenho mais saco. Chega!

************************************************************************************
Visão de torcedor, sobre o jogo de ontem:

Estive no Maraca e fui um dos poucos que não vaiou o Juan. Não porque ele não merecesse, mas porque acredito que todo mundo tem na vida um dia ruim. Infelizmente, no caso de nossos jogadores, tem-se dias ruins e péssimos. O do Juan ontem, foi péssimo. Ele teve uma falha individual, imbecil e capital. Mas elegê-lo pra J.Cristo, ou para Judas, como podem preferir outros, é tapar o sol com a peneira de um problema mais grave. De um time omisso, que é incapaz de se movimentar para criar opções de jogada, que se entrega, como se entregou, depois de tomar o segundo gol e muitas outras mazelas e mediocridades exautsivamente repetidas.

E sobre o goleiro Bruno, discordo do nosso bravo Alex, só em uma coisa: ele não vai fazer sombra pro Diego, não... o Diego é quem vai ter que ralar um pouco para poder fazer sombra pra ele. Agradeço-o sinceramente pelas diversas defesas incríveis, mas ele ainda tem que se aprimorar para reconquistar a camisa número 1. E espero que consiga. Enquanto isso, o Bruno é muito bem-vindo!

Flamengo Net

Comentários