sábado, 11 de março de 2006

PEQUENA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE MARCIO BRAGA

Independentemente de como anda o futebol, em minha opinião, Marcio Braga está fazendo uma boa administração.

Conforme já andei comentando aqui no Blog e em outras listas que pertenço, se ele conseguir emplacar a parceria financeira; iniciar a construção da Arena da Gávea ou, ao menos, lançar sua pedra fundamental; continuar a construção do CT ou até termina-lo; ter implantada a Timemania, da qual é um dos grandes defensores e mentores, conseguindo o realinhamento fiscal de nossa dívida, que a reduzirá de +/-180M para +/- 70M, tornando-a facilmente administrável e resolver a eterna pendencia do Morro da Viuva, estará reeleito sem oponentes e poderá ser consagrado como o maior presidente de todos os tempos.

Não digo o mais vitorioso, pois já é. Quando digo o maior, estou comparando-o a Padilha, Gilberto Cardoso, Hilton Santos, que foram os que mais amealharam patrimônio ou tornaram-se carismáticos por ações em prol do Flamengo.

Recentemente, durante o Seminário que ora acontece no Flamengo, em minha opinião, deu mais um show de postura. Deixou bem claro para todos que o futebol se baseava em três pilares:

a) MERCADO EXTERNO (todos os grandes times brasileiros excursionavam, principalmente para a Europa e faturavam em US$);
-
b) JOGADORES EXCEPCIONAIS (hoje não os temos mais, são levados para o exterior ainda jovens); e

c) ESPETÁCULO em si (os Clássicos, as partidas entre grandes rivais regionais, principalmente).

Com relação ao MERCADO EXTERNO, o mesmo está polarizado pela CBF, que usa os jogadores dos clubes e faz o grande merchandise do futebol brasileiro. Antes, era normal encontrarmos camisas de times brasileiros para serem vendidas no exterior. Hoje, só existem camisas da Seleção Brasileira. Não se compra mais uma camisa do Flamengo em Nova York, como já fiz, para presentear um amigo.

JOGADORES EXCEPCIONAIS - estão todos no exterior. Não temos mais um fora de série no Brasil.

O ESPETÁCULO em si está totalmente engessado pela atual estrutura de nosso futebol. Essa sempre foi uma das grandes críticas de Marcio Braga à cúpula de nosso futebol. Nossa estrutura está totalmente arcaica, superada, decrépita, falida. Tem que ser renovada, arejada, modificada, adequada às exigencias atuais.

Amigos, estou cada vez mais impressionado com a postura que vem adotando Marcio Braga, após seus dois anos de mandato. Está super consciente do cargo que ocupa e do poder que o mesmo lhe confere; não tem a menor dúvida que, em breve, o Flamengo voltará a figurar entre os 10 melhores do mundo e continua afirmando que estamos sentados em um pote de ouro. Prevê um futuro rico para o Flamengo.

Também ressaltou as dificuldades de exercer cargos de direção nos clubes brasileiros (isso, eu também já havia comentado que é muito difícil. Os sacrifícios são enormes, é necessaria uma total independência financeira e passar-se da teoria à prática, é barra pesada), a falta de renovação dos dirigentes, que ele observa e critica, inclusive no próprio Flamengo, etc. etc.
Os jovens rubro-negros, ainda não se conscientizaram que precisam associar-se. Fazer até um sacrifício, mas ter condições de poder influenciar nos destinos do Clube. O RESTO É UTOPIA.

Talvez seja criticado pela postura que adoto, mas é uma constatação do que venho observando dentro do clube, onde, apesar de ser Conselheiro desde 1986, somente a partir de 2004, por puro desespero com as performances do time, procurei me enfronhar mais de suas entranhas.
Minha grande esperança em voltar a ter o Flamengo vitorioso que sempre tivemos, reside em acreditar, que "o Flamengo unido, jamais será vencido".

MENGÃO RULLA!!!

Flamengo Net

Comentários