segunda-feira, 20 de março de 2006

Adianta falar alguma coisa?

Na boa, adianta? O que nós, "torcedores que falam com a razão em detrimento da paixão" estamos fazendo há pelo menos uns dez anos. O Flamengo ganhou lá as suas taças estaduais e/ou de competições que já morreram, mas na mesma proporção que venceu esses títulos, acumulou vergonhas e dissabores, alguns, infelizmente, inesquecíveis.

Eu, pra quem não me conhece, me coloco fora do grupo que o Juan citou abaixo, dos otimistas convictos. Ele sabe que não sou e nunca fui assim. Já me chamaram de realista, mas recuso esse rótulo porque fica parecendo que só eu tenho a verdade das coisas. Sou um torcedor, como todos aqui, porém tenho minhas visões e idéias. Concorde, discorde, graças à Deus, estamos em um país livre. Cheguei a apostar um rodízio com um otimista, mas queria ter o prazer de pagar. Só que apostei com a certeza, a razão e não com a paixão. Sabia que venceria, infelizmente. Amigo, nem faço questão de cobrar. A carne viria salgada demais.

Mas saindo desse nariz de cera e voltando ao texto. De que adianta falar aqui? De que adianta comentar alguma coisa que venha dos dirigentes, jogadores, treinadores ou qualquer um da Gávea? As desculpas são sempre as mesmas. Tivéssemos na Colômbia ou lugar assim, já teria morrido um. Mas a torcida é paciente, embora continuem pedindo paciência. Só uma torcida paciente coloca 40 mil no Maracanã para ver o time perder para o Madureira. Só uma torcida paciente assiste um Flamengo vencer três partidas em três meses e ainda acreditar numa classificação patética para a Taça Rio, o que apenas adiaria o vexame. Só uma torcida paciente acha (ou acredita) que esse time está no nível dos demais (só não diz que "demais" são esses). Só uma torcida paciente aguenta o 30/06.

Um amigo meu, torcedor como nós, foi ontem ao jogo e antes dizia "cara, não sei o que vou fazer lá. Tá calor, o time é horrível, não vai se classificar e eu ainda vou gastar dinheiro". Ele não falou comigo depois do jogo, mas eu adianto aqui o que lhe diria: "Cara, você vai porque é torcedor, porque quando a bola rola, esquece que é o Ramirez, o Renato, o Diego e olha apenas o Manto Sagrado em campo. Mas você tem esse direito. Você é torcedor. Você pode sonhar e é seu dever sonhar."

Mas o TORCEDOR pode sonhar. Quem trabalha lá, não. Esses são proibidos de sonhar. Mas sonham e mentem e mexem com os sonhos dos torcedores, tratando a todos como idiotas.

No ano passado, quando contrataram o Leal, a torcida chiou. Pediram paciência. Não deu um mês e o cara caiu. A própria diretoria não teve paciência. E nem foi capaz de reconhecer o erro. A culpa era dos resultados que não apareceram.

No fim do ano, prestes a afundar o Flamengo, mudaram mais uma vez de treinador e de repente o time começou a jogar e a vencer, escapando da degola. Aí foi a glória para quem dizia que o time estava no nível dos demais. Perdeu de 6 para o São Paulo e apanhou do Vasco. E então parou de perder. Empatou com o Juventude (ajudado pelo juiz), ganhou do Coritiba(REBAIXADO) (extremamente ajudado pelo juiz), ganhou do Palmeiras, do Botafogo, empatou com Ponte Preta (quase rebaixada), ganhou do Fortaleza, do Paraná e do Paysandu (REBAIXADO). São esses os demais que estão no mesmo nível?

Passado isso, a diretoria premiou os jogadores que fizeram um 2005 pavoroso, com renovações, aumentos, prêmios e o escambau, mesmo sabendo que não teria como pagar, não teria patrocinador, que ficaria sonhando (olha o sonho aí de novo) com uma ajuda do Governo ou que passaria bem pelo Estadual devido à ruindade geral.

Colocou o time para treinar um mês, trouxe jogadores do novo eldorado do futebol, o Uruguai, via DVD, pagou mais de um milhão por uma promessa de político do Fluminense, manteve um zagueiro que 35 milhões de brasileiros acham péssimo, trouxe um centro-avante que o melhor treinador do Brasil mandou embora, manteve um meia (poagando 100 mil/mês) que dificilmente seria banco do Corinthians e a torcida, paciente, metralhava quem falava que não daria certo, que o time era ruim e tachava de anti-flamenguista os que iam do contra. Os otimistas acreditavam no Cósmico, na camisa, na tradição esquecendo que o Santo André passara por cima de tudo isso em 2004. Mas a torcida PODE sonhar. A diretoria não.

E a diretoria, enganando a si e aos torcedores, sonhou e demorou a acordar. Numa empresa, um diretor não precisa saber fazer uma tarefa técnica, mas tem que saber detectar problemas. Os diretores do Flamengo demoraram três meses para perceber que o time estava ruim. Três meses para ver três jogadores acima do peso. Um deles, um garoto de 18 anos e que custou mais de um milhão. Outro, um jogador que desde que chegou, não sabe o que é diminuir o peso e custa quase 100 mil mensais. Mas acharam os culpados e demitiram os preparadores-físicos que lá estavam. Mas NADA de punição aos jogadores que sabiam estar prejudicando o time, porém cagaram, solenemente pra isso.

Os diretores prometiam que o time seria campeão. Taí a promessa deles. Viveram numa realidade que não existe. Num mundo de sonho e acharam que a torcida embarcaria nessa. E embarcou, naufragando junto. Eu não embarquei, mas a força do barco afundando me levou junto. Não embarquei e NÃO me orgulho disso. Estou triste, cabisbaixo e mau-humorado. Não por causa da derrota ou da eliminação. Isso é do jogo. Mas do que estão fazendo com o Flamengo. São centenas de desculpas esfarrapadas e a torcida tendo que aguentar. É jogador querendo bater em juiz e se mostrar valente contra os rivais, ao invés de ser forte em campo e jogar com seriedade. É dirigente dizendo que deu as condições de trabalho, sem pagar salários, e que não sabe o que aconteceu. É jogador dizendo que está com vergonha, mas sem tomar nenhuma atitude como treinar mais e falar menos. É a torcida continuando a acreditar numa fábula, num engodo e tachando de anti-flamenguista quem pensa o oposto, numa atitude preconceituosa, idiota e infantil.

Mas o Flamengo hoje é isso. Não é campeão do mundo, penta brasileiro e tudo mais.
Hoje, é o 11º colocado no campeonato estadual, com 11 pontos em 11 jogos.
Hoje, um uruguaio qualquer chega e em um mês faz piada com atraso de salário e a diretoria (que vai se reunir pra ver o que está de errado) não fala NADA.
Hoje, é um time que em três meses ganhou três jogos.
Hoje, é um clube que expõem para milhões de pessoas a marca de um patrocinador que não paga, tudo porque o "Lubrax está incorporado ao Manto".
Hoje, é um clube que paga um mês de salário para os jogadores, na esperança de vê-los vencer um jogo, mas não paga funcionários que recebem salários baixos e que se atolam em dívidas, mas não tem a quem recorrer.
Hoje, é um clube cujo presidente colocou nas mãos de um amador um time de futebol em frangalhos. Um amador que já provou sua incapacidade de administrar e tudo que fez até hoje pelo Flamengo foi aumentar a sua dívida.
Hoje, é um time onde os jogadores mandam e desmandam e não tem uma pessoa sequer que possa colocar ordem na casa. O problema é sempre o técnico.
Hoje, é uma vergonha.

Mas tudo isso já foi dito pela gente, pela imprensa (a culpada de tudo, para alguns), Zico, Júnior Baiano... Mas a diretoria vai se reunir para tentar descobrir os problemas e saná-los.

Adianta falar alguma coisa a mais?

Flamengo Net

Comentários