quinta-feira, 24 de novembro de 2005

O Canto da Sereia

Há muito tempo atrás, um sociólogo alemão chamado Max Weber escreveu sobre o capitalismo ocidental. Disse ele que o que singularizava esse capitalismo não era a busca pelo lucro, nem a ganância, mas a a forma metódica, racional e calculada com que essa busca era empreendida. O que dinamizou essa forma "vencedora" de capitalismo não foi a pilhagem, a aventura, o oportunismo, mas sim o planejamento sistemático, a organização do trabalho e da empresa moderna.

O Flamengo está diante de duas opções de "capitalismo": Pode buscar um planejamento racional e uma parceria sólida que renda frutos, ajude a equacionar as dívidas, organize a infra estrutura do clube e crie um novo modo de operação do Flamengo. Ou pode optar pela aventura, pela pilhagem, pelos corsários modernos, que vêem os clubes como feitorias modernas, colônias para geração rápida de capital. Ao final, terra arrasada.

No momento,parece que estão oferecendo novamente a opção "aventureira". Times brilhantes, contratações mirabolantes, títulos galácticos. Nada de solidez, organização racional, planejamento a longo prazo. Eu já vi esse filme, e não gostaria de ver novamente. Não se trata de ser "bonzinho", politicamente correto, mas simplesmente de aprender com os erros passados e optar por uma forma de gestão que recoloque de forma DEFINITIVA o Flamengo no seu lugar de merecimento. Infelizmente, parece que o novo canto da sereia está nos levando para outra aventura....

Flamengo Net

Comentários