quinta-feira, 5 de maio de 2005

"O problema do Flamengo está resolvido"

Diz o site do Flamengo que foi com esta frase que Márcio Braga abriu a coletiva que deu à imprensa hoje à tarde, na Gávea.

Acho que não é nem preciso abrir enquete pra descobrir que a enorme maioria de nós discorda do presidente. Não, o problema do Flamengo não está resolvido.

É louvável o esforço que a diretoria tem demonstrado para sanear as despesas do clube e equacioanar - pra usar uma palavra que eles gostam muito - as dívidas. Segundo o balanço recém-publicado, no ano passado ela diminuiu em 20 milhões. Não tenham dúvida: os transtornos causados ao longo dos anos por esta dívida e seus reflexos são em grande parte os causadores da enorme dificuldade em trazer reforços de verdade. Mesmo quando se oferecem quantias absurdas e irracionais, como os tais 50 mil euros por mês para um Pitbull da vida, eles pensam quinhentas vezes antes de assinar contrato. E, como estamos cansados de ver, normalmente acabam não assinando. Infelizmente, não é de uma hora pra outra que isso vai mudar.

Enfim: renegociar a dívida, fazer um orçamento e segui-lo à risca é o básico do básico. Sinceramente, não consigo conceber que alguém discorde disso. Mas, e o resto?

O planejamento que parece que deu as caras este ano no lado financeiro passa longe de todo o resto da vida do clube. Em um período de quatro meses, conseguimos contratar e demitir dois treinadores e uma penca de jogadores - todos chegam como parte da solução e saem como parte do problema, em um curto espaço de tempo. Desde o ano passado, sabíamos que não teríamos o Maracanã neste campeonato - e, às vésperas da competição, chegam à conclusão de que a solução é construir um estádio novo, a toque de caixa.

E não é só no futebol. Terminaram com o time de basquete para o Estadual, pegando de surpresa gente do próprio clube que na véspera estava anunciando contratações para a equipe. Daí descobriram que por isso não poderiam entrar no Brasileiro, tentaram contornar e acabaram montando um time de última hora só para o Sul-Americano para o qual estávamos classificados.

E, além de tudo, o enorme potencial da torcida e da marca do Flamengo continua inexplorado. Não se vê qualquer movimento consistente para explorar este nosso tesouro, verdadeiro diferencial do clube em relação a todos os outros do país. É no uso desta nossa arma, que ninguém mais tem, que está o segredo para retomarmos o lugar que é nosso no cenário nacional e internacional. Mas, até agora, nada. Parece que ainda não se deram conta disso.

Enfim. Ao que parece, saiu a canetada milagrosa por que tanto esperavam. Esperemos que, a partir de agora, resolvam fazer todo o resto. Se "o problema está resolvido", a desculpa acabou.

* * * *

Caceta, escrevi isso aí em cima, publiquei e a primeira coisa que li em seguida é que o Jean voltou.

É demais!

Flamengo Net

Comentários