segunda-feira, 16 de maio de 2005

3-5-2

Não sou adepto no esquema com 3 zagueiros. Tenho a visão do antigo catenaccio italiano, ou seja aquele ferrolho que torna a equipe um tanto defensiva e dependente dos contra-ataques. E aqui no Brasil, é mais defensivo ainda, pois além dos 3 zagueiros, há 2 volantes, que geralmente são daqueles que mal acertam um passe lateral.

Não obstante minha predileção por outro esquema tático, acho que o 3-5-2 é o que melhor se adequa ao atual e carente elenco do Flamengo. Entretanto, acho necessário algumas modificações para que o time não se apequene e possa impor e controlar um partida, tal qual aconteceu no jogo contra o Santos.

A primeira, e como o Roth é sensato, deve ser a volta de Junior Baiano na condição de líbero e Fabiano como volante (sei que serei crucificado por essa opinião, mas era assim que ele jogava bem no Atlético Paranaense), com Da Silva no banco.

A segunda é a entrada de um segundo volante que além de marcar, também saiba armar o jogo (e que não sejam marrentos como a dupla JJ), no estilo do que faz o Josué, hoje no São Paulo.
A terceira é uma compactação do time em campo, de forma que não haja aqueles buracos que permitiram ao Santos utilizar os contra ataques e ao Diego se consagrar como o dono da camisa 1.
E por fim, uma marcação pressão, tal qual faz o Barcelona, face a fragilidade da defesa, e possibilitando uma maior velocidade na saída de bola e melhor exploração dos erros adversários.
*****
Parabéns ao site pelo hexacampeonato no IBest.
Saudações Rubro Negras

Flamengo Net

Comentários