domingo, 3 de abril de 2005

O texto do vencedor da Seletiva

O advogado e pós graduando em Direito Tributário pela FGV Pedro Paulo Gandra Torres, 25 anos, de Goiânia (GO), foi o autor do texto selecionado pelo júri da seletiva para blogueiro sobre o tema "Fla-Flu. Por quê gosto desse clássico".

Eis o texto dele:

Fiat lux! ? disse Deus, e quão surpreso Ele ficou ao ver, no firmamento recém criado, o primeiro Fla-Flu. Afinal, o Fla-Flu, como bem escreveu Nelson Rodrigues, ?começou 40 minutos antes do nada, e as multidões despertaram?.

Pois bem, meu primeiro Fla-Flu de verdade foi, há 16 anos, o mais triste, embora o Flamengo tenha ganhado de 5 a 0. Mas não me importava com o placar, pois meu primeiro Fla-Flu foi o último de Zico. Quem dera pudesse ser o contrário.

Uma cobrança de falta, o último gol, a comemoração junto a torcida, pouco mais de 13 mil privilegiados. O tempo parou. Fez-se o silêncio. Eis o maior símbolo de uma paixão jamais vista e que jamais se repetirá. Paixão entre o Galo de Quintino e a nação rubro negra, que perdura até hoje, nos devaneios da memória e da saudade. E inicia-se o mito.

É isso que um Fla-Flu é capaz de proporcionar: não o fim do jogador que alçou a camisa 10 do Flamengo ao status de manto sagrado, e sim sua ascensão ao panteão do Olimpo.

Dirão que depois desse ainda houve jogos memoráveis, como o Fla-Flu de 1995, em que o Renato Gaúcho, enfim, deu utilidade às cervejas bebidas ao longo de sua carreira. Ou, o Fla-Flu da Taça Guanabara do ano passado, em que tal qual o Flamengo x Vasco de 1989 consagrara o Bujica, este consagrou Roger, um dublê de lateral esquerdo.


E embora os jogos citados tenham sido antológicos, minha memória insiste em reviver a cada Fla-Flu, o Fla-Flu de 1989, pois ali, em Juiz de Fora, no exato momento que o árbitro apitou o fim do jogo, ouviu-se uma voz dos céus, dizendo que a luz não mais era necessária, afinal, fora o derradeiro Fla-Flu de um deus da bola.

Agradecemos a participação de todos e ficamos honrados com o interesse de tanta gente.

Nossos parabéns ao selecionado.

Flamengo Net

Comentários