domingo, 24 de abril de 2005

Men In Black - Homens de Preto III

Este post era para sair antes do início do Campeonato, só para não dizer que eu não avisei. Mas a eliminação para o Ceará, da forma como foi, ocupou e muito as preocupações de nós, rubro-negros. Aproveitando o gancho do Alex, aí vai:

Já há alguns anos que o Flamengo caiu nas desgraças das arbitragens. Antes era resultado do mero conluio do vasco com a FERJ nos estaduais, que perdura até hoje, exceto um outro jogo que reconheço, nos são favoráveis. Porém, esse comportamento por parte dos "Homens de Preto" passou também para as competições nacionais.

Há anos que vemos uma terrível má vontade em se marcar pênaltis a nosso favor. Foi em 2001 ou 2002, no ÚLTIMO jogo do campeonato, contra o Palmeiras, que o árbitro teve a boa-vontade de marcar O pênalti a nosso favor. E que o Edílson fez questão de jogar nas mãos do goleiro. Afinal, embora estivéssemos naquele jogo, mais uma vez, escapando do rebaixamento, não precisávamos: não deram nenhum nos outros 22 jogos...

Ano passado, enquanto só o Petkovic fez 17 gols DE PÊNALTI!!! (muitíssimos desses, "Mandrake"), as arbitragens marcaram dois (1+1) para o Flamengo, em 46 jogos (Inter e S.Caetano)! E o Felipe ainda perdeu um, contra o Inter...

Há anos, também, que o Flamengo tem a louvável marca do "Fair-Play" (desculpem-me aqueles que preferem o futebol-força ao futebol-espetáculo - embora reconheça que o Flamengo esteja longe de dar espetáculo...): o time faz muito menos faltas que seus adversários e recebe muito mais cartões... Isto é ilógico, à medida que as nossas faltas que recebem cartões não são diferentes das que os mesmos árbitros toleram dos times adversários.

Eugênio Simon e Leonardo Gaciba são belos exemplos. Este último foi o grande arquiteto da goleada de 6x1 para o Atl-MG. Lembram? Expulsão do J.Baiano no primeiro minuto, faltas desclassificantes do Atlético, dois gols irregulares... E foi o mesmo que deu 7 minutos de acréscimo para a Ponte Preta, do então técnico Abel Braga, conseguir um empate com gol de goleiro, em 2003, só para citar dois jogos. Simon, por sua vez, adora "disciplinar" o Flamengo enquanto é tolerante com nossos adversários. Junte a eles boa parte dos árbitros paulistas e temos uma tropa de choque.

Mas o que mais me impressiona é ser tão descarado e ninguém falar nada! Mesmo a imprensa, por mais tendenciosa que esteja!

Há alguns anos, os excomungados KL e ESS iam aos microfones, deitavam o verbo e recorriam às Comissões de Arbitragens, para que o meliante fosse banido dos jogos do Flamengo. Dava certo resultado, afinal quem não quer uma parcela das rendas dos jogos do Flamengo? Mas hoje, até nossos dirigentes estão passivos e se limitam a dizer que erros de arbitragens são corriqueiros ou que houve má vontade...

Má vontade? Para mim, isto tem outro nome. Hoje, até os árbitros se locupletam às nossas custas.
Portanto, crianças, olhos atentos neste campeonato. Como já disse o Juan há alguns meses, o nosso time já é bastante ruim para se afundar sozinho. Custa pelo menos ser REALMENTE imparcial?

Flamengo Net

Comentários