segunda-feira, 18 de abril de 2005

Idéias para o Flamengo: como encontrar bons reforços?

Ontem terminaram todos, ou quase todos, os campeonatos estaduais. O Brasileiro está batendo à porta, e o Flamengo correndo atrás (será mesmo?) de reforços para montar o elenco. Já sabemos que, hoje em dia, esse negócio de olheiro está ultrapassado; o negócio é ter contato com empresários, que nos oferecerão seus produtos.

Tem que ser assim?

O 15 de Campo Bom foi o vice-campeão gaúcho, com a melhor campanha do campeonato. Também fizeram boas campanhas times como o Glória de Vacaria e o Brasil de Pelotas. Em Minas, o campeão foi o Ipatinga. Na Bahia, o Vitória foi campeão invicto. Vocês sabem dizer quem são os melhores jogadores destes times - nenhum da primeira divisão do Brasileiro?

Provavelmente não, e nem eu. Mas o Flamengo tinha a obrigação de saber.

Este ano, era possível assinar aqui no Rio mesmo o pay-per-view dos campeonatos Carioca, Paulista, Mineiro, Gaúcho e Baiano (se tiver mais alguma opção, me corrijam). Ou seja, pelo menos destas praças já era possível conhecer cada um dos times, sem nem sair do lugar. Imagino que o preço dos pacotes caiba no orçamento.

A minha proposta: a criação de um verdadeiro Departamento Técnico no clube. Contrate um coordenador - talvez algum grande ex-jogador do Flamengo -, alguns auxiliares e uma porção de estagiários. Coloca eles para gravar cada jogo, assistir e fazer estatísticas e relatórios (inclusive dos próprios jogos do Flamengo).

Agora, por exemplo, sabemos que precisamos de um lateral direito. Se iria ao departamento técnico, consultaríamos os laterais que mais deram cruzamentos pra gol e menos deram chances aos adversários por seu setor em cada campeonato; desses, pegaria-se os vídeos dos últimos jogos, analisaria-se qual a melhor opção e iria atrás do cara certo para contratar. Com base científica, nada de indicação de amigo ou vídeo de melhores momentos dado pelo empresário.

Esse Departamento ainda seria útil no dia-a-dia da comissão técnica. A cada jogo, seria fornecido um relatório sobre o próximo adversário, junto com os vídeos dos últimos jogos, para ninguém ser pego desprevenido. E, além disso, ao invés da diretoria ir em cima do técnico e perguntar "porque está perdendo tanto?", perguntaria-se "o que você vai fazer quanto ao setor defensivo direito do time, por onde levamos 72% dos gols, sendo que esse percentual é maior quando o Ricardo Lopes joga?"

(Exemplo hipotético e meramente ilustrativo, claro.)

Em um dos Arena Sportv em que o Leonardo esteve falando sobre o Milan, ele citou que lá eles têm um departamento para observação de jogadores, com um nome de peso em sua direção (ele disse quem era, o nome é que tá me escapando agora). Por que não seguir o exemplo? É barato e iria nos economizar muito evitando contratações estapafúrdias como o volante reserva de um time com campanha fraca no campeonato catarinense.

Flamengo Net

Comentários