O Flamengo e o Flamengo Bizarro
Sabe aquele superman bizarro, de um mundo onde tudo é igual ao nosso, mas é quadrado? Pois é, hoje em dia, Flamengo e Atlético-PR são mais ou menos isso. Só não sei qual é qual. Nessa discussão toda aí debaixo, estou com o Arthur e, até certo ponto, com o Juan. Zico ainda não é nome ideal para comandar o Mengo. Não falo de caráter ou capacidade, mas nem Ele possui as credenciais. Por mais rubro-negro que seja, Zico só administra o CFZ porque recebe mesada de japonês e a torcida do clube se resume a pais de jogadores. Na primeira goleada, já teria idiota rasgando fotos e vilipendiando Seu nome "separando" Zico de Arthur. Lembro que já fizeram isso por causa daquele anão vagabundo.
É lógico que não tiro os seus méritos. Ele construiu o clube, foi para o Japão pensando nisso, tem know-how e está fazendo agora nos EUA, o mesmo que fez na terra so sushi: divulgando o futebol - e de quebra levando muita grana.
Mas o Flamengo é muito, mas muito diferente, é outro patamar, tanto para o CFZ, quanto para o Atlético.
O Atletico foi muito esperto nas vendas de Paulo Rink e Oséas. Com eles, construiu o estádio inacabado. O Flamengo, quando vende jogador, ou tem que pagar dívidas, ou tem que saciar o apetite de torcedores ávidos por um Dimba qualquer. É outro mundo. Inclua aí, a incrível incompetência (ou safadeza mesmo) para vender jogadores. O citado Atletico vendeu dois caras, que hoje ninguém sabe onde estão. Nesse mesmo tempo, de 1997 pra cá, o Flamengo perdeu (vendeu não, perdeu) jogadores como Sávio, Reinaldo e Adriano, só para citar três de primeiro time. Isso sem contar aqueles que jogariam em qualquer equipe do Brasil, fácil fácil.
Imaginem um clube onde a queda para a segunda divisão nada mais é que acidente de percurso e que quando Corinthians e Flamengo jogam em sua cidade, é acontecimento do ano e feriado estadual? Tudo bem, o Atlético não é isso, nem de longe, mas era, até pouco tempo atrás. Agora, pegue uma potência, um clube de 100 anos de história cujas cores serviram como referência inclusive para o Atlético? Sacaram a diferença?
Concordo e assino embaixo que o Flamengo precisa do seu CT (a Gávea não dá nem para pelada de sócios) e, principalmente, do Flamengão, o seu estádio. Mas muito tempo se passou e o Flamengo não soube, ou não quis, pensar nesses assuntos. E isso não é "privilégio" rubro-negro. Fluminense e Botafogo seguiram o mesmo caminho. Apenas a portuguesada quis construir o seu império e montou a pocilga lá em São Cristóvão. Agora, Fla, Flu e Bota lutam e correm atrás de um buraco para enfiar o estádio. Tem gente que põe a culpa disso no Maracanã. Com ele, os times se acomodaram. Pode ser.
Milan e Internazionale dividem o San Siro. E ganham MUITA GRANA com isso. Se o Flamengo não tem como construir estádio, use o Maracanã, mas faça valer sua força. Não adianta chegar e pedir esmola. A SUDERJ sabe que o estádio precisa do Flamengo, mas o Flamengo prefere chorar qualquer coisa. Bate o pé. Se manda da cidade. Vá ganhar dinheiro no Piauí, no Maranhão, no Ceará. A situação é emergencial e quando se vê três mil pessoas assistindo um treino de um Flamengo com Caio, Dimba, Felaipe e Adrianinho, quantas não veriam o jogo?
Anunciem: "quer o Flamengo em sua cidade para o Brasileiro? é tanto". E cobrem dos jogadores o respeito ao público e à camisa. Basta isso, e esses torcedores comparecerão.
O Flamengo não consegue organizar sua sala de troféus. Não consegue tapar buracos de sua sede social. Uma das principais nadadoras do Brasil só treina no Flamengo porque tem patrocinadores que ainda permitem que continue no Rio, mas não ganha do clube que ama (sim, ama muito) absolutamente nada com isso.
Sonhar é bonito, mas deixem para o travesseiro. O Flamengo precisa de soluções para ganhar dinheiro a curtíssimo prazo. Sei lá se isso aí que escrevi daria certo, mas é uma alternativa real. Ao contrário de sonhar com BR pagando salário de R9. E pior, achar que ele aceitaria.
E continuo sem saber qual é o bizarro na história.
quarta-feira, 16 de março de 2005
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários
|