terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Flamengo - Campeão Juvenil de 2004
Flamengo - Desclassificado da Copa SP
Flamengo - Campeão Juniores da Taça GB


Acima, tres situações com uma coisa em comum... Técnico: Adílio (o "neguinho esperto", como João Saldanha, babando de inveja, gostava de chamá-lo).

Ao assumir o juvenil do Flamengo, Adílio em seu primeiro ano como técnico da garotada, nos deu o título que não ganhavamos há algum tempo.

Guindado ao time de Juniores, foi disputar a Copa SP de Juniores. Aquela Copa, que sabemos feita por e para paulistas, onde imperam gatos, onças e até tigres...
Fomos mal nos dois primeiros jogos e no último, onde dominamos, tivemos um gol legítimo anulado e perdemos um caminhão de gols, fomos eliminados pelos donos da casa.

Alí, eu comecei a vislumbrar alguns jogadores récem saidos dos juvenis que, seguramente, tem futuro. Celio Junior (este é o xodó de Adilio); Felipe Gabriel, que pelo toque na bola dá para ver que é habilidoso e tem personalidade; Emerson, conhecido como "Geninho" e que nos brindou com uma grande exibição no seu primeiro jogo entre os profissionais; Vinícius, queiram ou não os pessimistas, é um goleador e tem habilidade. Renato e Bruno Mezenga, estão na seleção por algum motivo...Fabiano, ainda está cheio de pernas, mas tem apenas 17 anos e na minha opinião entrou bem contra o River... Além desses, temos o Bruno, que apesar de jogar mal contra o River, como todo o resto do time, havia feito 3 gols em 3 jogos. Robson, aos 17 anos estreiou no Fla x Flu de 2004, numa fogueira e saiu-se bem todas as vezes que jogou.... Enfim, muito mais prós do que contras para essa nova geração récem saida dos juvenis...

Ontem,fomos campeões juniores da Taça Guanabara, em cima do tri-campeão da categoria (fato que já estava incomodando) e sem dúvida alguma, o clube que mais cuidou de suas divisões de base. Após Xerem, já haviam revelado diversos jogadores médios e dois grandes jogadores: Carlos Alberto (lamentavelmente, egresso de nossos juvenis) e Rodolfo, um senhor zagueiro, que graças a Deus já foi vendido. Além dos citados, tem o tal Toró, sobre quem falam maravilhas, mas quando vi jogar em cima, não me impressionou muito... É habilidoso, mas tal qual o nosso Célio Junior.

Enfim, não temo afirmar que vem aí uma geração que tem tudo para ser vencedora. Com Cuca, que até o momento me causa boa impressão e com um Diretoria que fique antenada quanto aos contratos, temos tudo para montar um time competitivo para brigar por títulos...

Não se trata de otimismo exagerado, até o momento, baseio-me em fatos: um título juvenil e um nos juniores. Aquisições sensatas e do tamanho do bolso que temos. São jogadores medianos mas que tem tudo para formar um conjunto "brigador". Além do mais, os mais antigos podem confirmar, aquela nossa geração de ouro, não apareceu de uma hora para outra. Zico começou a jogar em 72 para se firmar em 74/75, Leandro havia sido emprestado ao Internacional para explodir quando de seu retorno; Andrade idem, emprestado a um time, se não me engano da Venezuela, e que quando voltou estreou sob o seguinte comentário de J.Saldannha: Puxa, de onde o Flamengo trouxe esse outro neguinho???? Já apareceu esse Adilio e agora esse cara comendo a bola..."

Todos começaram paulatinamente, não apareceram de uma hora para outra. Na realidade o time se formou em 78 e a partir daí, até 83 faturou tudo e quase nos matou de orgulho... Com um detalhe que ora se repete, Marcio Braga era o Presidente. Não que eu morra de amores por êle, mas é pé-quente e está encarando uma heranaça pesadíssima. Mesmo sem ter o pique de sua primeira administração, era o nome certo para o atual momento... Tem peso no meio futebolistico nacional e agora possui mais experiência... Dele, só quero esquecer seus 2 outros mandatos na presidencia. Mas atualmente é o nome certo.

É isso amigos, desculpem mais uma vez o saudosismo final, mas vejo um futuro promissor e bem consistente para o Flamengo. MENGÃO RULLA!!!!

Flamengo Net

Comentários