quinta-feira, 4 de novembro de 2004

Botando ordem na casa

Os debates no Blog andaram muito acalorados nos últimos dias - sinal, talvez, da situação calamitosa em que se meteu o Flamengo.

Patrulhas, xingamentos, gente mandando tomar aqui ou ali, e até alguém que teve a desfaçatez de ofender o Brasil e todos os brasileiros. Houve, também, um ou outro post que fugiu do contexto do blog, provocando debates que seriam muito mais cabíveis em outros fóruns.

Há algum tempo observamos a proliferação de comentários injuriosos. Só para citar alguns exemplos: o fato de um jogador ser tecnicamente ruim de bola ou indolente não faz dele um viado. Tampouco um treinador que erre em suas substituições é necessariamente um burro. Ou um dirigente aparentemente incompetente, um filho da puta. O uso pontual de palavrões não chega a constituir um absurdo - "o time foi uma merda" ou "nem fudendo eu pago ingresso para ver esse time" podem ser definições insubstituíveis em certas circunstâncias. Mas o exagero geralmente revela pobreza retórica. Critiquem quem quiser, falem mal, mas evitem expressões que representem claramente injúria, calúnia ou difamação - não é bom para ninguém, tenham certeza.

Não queremos censurar quem quer que seja. Achamos que o ideal é que o debate aconteça e prevaleça. Deve haver, no entanto, alguns limites, para que a relação entre rubro-negros tão heterogêneos ocorra dentro de padrões razoáveis de convivência.

Pensando nisso, o Blog da Flamengo NET vai desativar o sistema de comentários em caráter temporário. Será por apenas alguns dias, enquanto preparamos um Termo de Uso e uma política editorial mais clara. Desse modo, com critérios mais claros, acreditamos que possamos reduzir zonas de conflito.

O serviço de comentários deve ser restabelecido no máximo até a noite de domingo - talvez antes.

Contamos com a compreensão de todos.

Flamengo Net

Comentários