SUGESTÕES ? PARTE 2
Apesar da minha estréia ter sido com uma sugestão que muitos acharam inviável, por enquanto vou mantendo o objetivo de lançar idéias, ao invés de acompanhar a maioria nas críticas. Não é que eu não esteja muito inclinado a criticar mas já tem gente fazendo isso bem melhor do que eu. Já as idéias podem despertar em alguém, até do próprio clube, uma iniciativa ou um outro plano, melhores e mais viáveis. Então aí vai:
# Falta um cadastro nacional de torcedores do Fla, com detalhes sobre idade, sexo, formação profissional, "grau de torcida", disposição de participar ( física ou financeiramente ), endereços de contato, renda, etc. É difícil concretizar? É. Mas não deve ser impossível. Há entidades que alcançam quase todos os cantos do país, como os Correios, as igrejas, o IBGE, e outros. Muitos de nós pensando em como viabilizar esse cadastramento, talvez se consiga fazer isso sem grandes custos. E no que isso vai ajudar o Flamengo? A curto prazo, em nada. A médio e longo, e o Flamengo ainda vai estar aí daqui a 5, 10 ou 15 anos, profissionais de marketing terão uma ferramenta para promover uma revolução, dando estrutura ao clube para nunca mais ter que passar pelo que está passando hoje.
# Todo empresário flamenguista de sucesso com certeza usa a WEB e tem como ser alcançado através dela. Muitos desses empresários bem sucedidos já devem ter passado por situações de crise financeira semelhantes à do Flamengo. Se deram a volta e saíram do buraco, com certeza têm pelo menos uma sugestão para dar à diretoria, ao Conselho ou ao Fla-Futebol. Esperar que o governo vá ajudar é sonhar acordado. Que eu me lembre, o Flamengo já entrou no REFIS e não mudou nada. Então recorrer aos profissionais, flamenguistas, aqueles que estão acostumados a transformar pedra em ouro, pode ser um caminho mais curto e mais produtivo. Para isso precisamos atingi-los, avisá-los de que o Flamengo precisa de suas idéias e está disposto a ouvi-los. A diretoria do Flamengo tem que estar envolvida e interessada nessa participação. Quem achar a idéia boa, está convidado a batizar esse grupo, com um nome de apelo emocional forte.

|