sábado, 7 de abril de 2012

Framengo - Onde gestão e covardia andam de mãos dadas

*Por Arthur Capella (@mengaohepta) e Alex do Triplex (@alextriplex)


Cena 1: Jogo contra o Emelec, o treinador tira o melhor jogador em campo e coloca um zagueiro que - em sua última partida à vera - foi expulso por socar um adversário. O que deu? Tomamos uma virada bizarra, com direito a um pênalti que nem alguém com distúrbios mentais faria. Mas Willians o fez.



Cena 2: Entrevista antes do jogo contra o Vasco. Joel "diz" que tirou meninos da base pra "protegê-los". Sim, seu problemático, e deixa em campo um cara que nem tem tanto nome pra ser titular, mas que permanece dono de uma camisa que foi de Adílio. No mínimo, uma heresia.



Duas cenas para concluir que isso é o que se deve esperar desse cara. Ele foi contratado pela "pessoa-que-senta-na-cadeirinha-pra-chorar-e-pensar" que simplesmente pisou nos nomes de Zico e Andrade. E isso, ela pode ter certeza, a torcida que não ganha benesses NUNCA se esquecerá. NUNCA. Para mim, covardia foi a palavra de ordem. Foi não. É.



É muito fácil jogar a molecada na fogueira. Já o tinha feito com Luiz Antônio, e não faz muito tempo. Esperou o moleque ser vaiado, e aí sim o barrou. Fez com Deivid, o deixando quase como reserva do Itamar. E agora, depois de AVACALHAR com o jogo contra o Emelec, sacou de uma só vez Muralha e Luiz Antônio. Não precisou desenhar muito pra mim. Mais uma covardia contra alguém que se julga mais fraco.



A torcida não é cega. E não é burra. E quando eu digo torcida, não me refiro aos remunerados pra gritar conforme orientação. Me refiro ao torcedor comum, que faz - sim - a maioria da Nação.

Porém, se voltarmos um pouco no tempo, e lembrarmos que ele barrou todos os moleques quando chegou, e parou com a utilização dos garotos nos jogos contra os pequenos do Carioca , não podemos mesmo ficar surpresos com esta antipatia do Joel com os jovens formados na base.

Justamente agora que temos a melhor geração nas divisões de base dos últimos 20 anos. Mais do que títulos , fomos a equipe com o maior número de jogadores cedidos as seleções de base em 2011, e já em 2012 tivemos mais de 10 convocados ... Ironia do destino, Joel está detonando e tirando espaco de uma das raras áreas onde a gestão da " Amadorim"  acertou . Ele prefere "redescobrir"  jogadores em fim de carreira como Kleberson, ou outros tecnicamente limitados, como Romulo.

Falar que vai " poupar"  os garotos é uma atitude covarde, de quem se escora em chavões ultrapassados do futebol . Experiência é importante, mas náo adianta ser experiente e ruim de bola.  Taí o Santos campeão da Libertadores 2011, com um time com metade dos jogadores recém saídos da base... 

O Flamengo  precisa de um técnico que saiba fazer esta transição da base pro profissional, o que está longe de ser simples. Nenhum jogador sai da base e arrebenta direto no profissional. Acho que só Pelé. Zico , o nosso maior ídolo, passou dois anos até se firmar. 

Neste processo de transição o mais difícil é o jogador ter confiança para repetir o que fazia na base, onde " estava em casa , no controle" . Logo ele precisa de suporte do treinador, não o suporte da boca pra fora, mas apoio para orientar, corrigir as deficiências e dar as oportunidades, deixar ele ter uma sequência de jogos, nem que seja entrando no segundo tempo. 

É hora de acordar, ou logo perderemos esta geração como perdemos a do Djalminha, Marcelinho, Paulo Nunes. Todos com pouco espaco na Gávea,  e muito obaba fora de campo mas poucas oportunidades dentro.

Craque o Flamengo faz em casa , mas não pode ser banco do Willians e do Klebersono.

O Flamengo precisa se redescobrir, se reinventar. Quer fazer a sua parte? Vire sócio, e ajude a tirar aqueles que pregam a humildade mas que abusam da covardia para ebem longe da Gávea.

E nada mais dizemos.

Eu no twitter: @alextriplex
Arthur Capella no twitter: @mengaohepta

Flamengo Net

Comentários