domingo, 5 de fevereiro de 2012

O caso Renatabreu

Imagine que você é um técnico, não precisa ser um dos fodões, mas um comum mesmo, ou que já teve seu tempo e hoje tenta recuperá-lo. No seu elenco tem um jogador que faz tudo o que você manda, obedece mesmo dentro e fora de campo, não se machuca, não joga merda no ventilador, não se atrasa nem falta treinos, não se mete em polêmicas, é amigo de todo mundo no time, joga na posição que você mandar e ainda é ídolo de boa, considerável mesmo, parte da torcida. Não bastasse tudo isso, respeita e fala com tom de subornidado com os dirigentes, deixando a gritaria para outros.

Você não vai escalar?

Lembram do Gilberto Silva na Seleção Brasileira? Teve Felipão, que o colocou lá, Parreira, que o escolheu como técnico em campo, e Dunga, que lhe deu a faixa de capitão na Copa América de 2007 e só não continuou porque Lúcio tinha mais cara de mau.

Pois Renatabreu é a mesma coisa. Pode escrever aí que virão 455434123412354423542356 técnicos e TODOS irão escalar o cara em alguma posição no time titular. É o jogador-símbolo dos tempos medíocres que vive o futebol do Flamengo hoje. Aplicado, disciplinado, educado, ou seja, um jogador amestrado. Mas que não tem uma coisa importantíssima para um jogador profissional - capacidade de improvisar e inovar. Ele é o jogador de manual que de vez em quando dá uma sorte de acertar um chute espírita. Só isso.
E é ídolo da torcida sim, ou pelo menos de boa parte dela. Não tenho ido a muitos jogos do Flamengo por uma questão geográfica, mas nos que fui ano passado, vi bem que um considerável número de torcedores aplaudia, pedia e apoiava o cara. Ok, vivemos numa democracia, mas não tem como não pensar que isso também influencia.

Não era culpa do Luxa, embora o mesmo tenha deixado claro para quem quisesse ouvir que o cara seria titular absoluto. Não será culpa do Joel, que vai usá-lo até que o próprio diga chega. É o que eles querem e Renatabreu sabe disso. Não irá mudar seu estilo de jogo porque não precisa.

Não importa a posição. Já que o estupro é inevitável, acho que ele poderia ser escalado como segundo volante, com Boti e Ronaldinho armando para Love e Deivid. Mas alguém aqui acha que Joel fará isso?

Ele fica até quando quiser. E nós aguentamos.

Flamengo Net

Comentários