segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA
Por Hermínio Correa

Flamengo é Flamengo...
... e Joel é Joel


Enfim, o primeiro Flamengo e Vasco de 2012.

Como de costume, clubes em momentos distintos: Eles invictos, com 100% de aproveitamento na fase de classificação da Taça Guanabara. Já nós, tivemos que aguardar até o segundo tempo da última partida na fase de grupos para confirmarmos nossa classificação.

Mas quarta quando a bola rolar, nenhuma estatística ou favoritismo entrarão nas quatro linhas: Assim é o clássico, assim é todo Flamengo e Vasco.

A questão é: Quem é esse cambaleante Flamengo de agora?

O clássico será a décima terceira partida do time no ano. Em nenhuma dessas partidas anteriores houve sequer um lampejo de bom futebol; Ao contrário, sobra o excessivo número de passes errados, as constantes falhas defensivas, a inexistente qualidade na ligação do meio campo, culminando na ineficiência tática.

E assim torna-se compreensível que Joel, ainda sem conhecer a equipe, sem tempo de treiná-la desde sua chegada, faça o que é a marca registrada de seus trabalhos: Estabeleça sua já conhecida postura defensiva e leve a campo um Flamengo cada vez menos identificado com sua natureza histórica, cada vez mais retranqueiro como Joel.

O que ofende o torcedor é perceber que, mesmo armando o time de maneira extremamente conservadora, não foi o bastante para garantir um sistema defensivo mais seguro. Pelo menos foi o que se observou na Argentina e ainda nas oportunidades criadas pelo Resende no último sábado.

Não tenho razões para acreditar que quarta seja diferente: Os desfalques de David Brás e Renato só escancaram as preocupações com a defesa. Somado a isso, a própria natureza decisiva da partida projeta um Flamengo cauteloso, que jogue muito mais no aproveitamento dos espaços cedidos pelo adversário do que confiando em sua própria capacidade de criação.

O que é lamentável afinal o elenco possui outras opções, inclusive as vindas da base.

Aliás, quem sabe não seria exatamente essa molecada a chave para que o Flamengo reencontre sua identidade? Com a palavra, “Papai” Joel.

De olho nos adversários – Libertadores 2012

Essa semana haverá confronto entre equipes de nosso grupo na Libertadores: Jogando no Paraguai na próxima quinta, Olímpia e Lanus abrirão a segunda rodada do grupo até então liderado pelo EMELEC do Equador (que venceu o Olímpia na primeira rodada, 1x0).

Olímpia que não vem bem, sábado disputou sua terceira partida pelo Campeonato Paraguaio tendo empatado em 1x1 com o Independiente. Com esse resultado, o Olímpia está apenas na sexta colocação em seu Campeonato Nacional.

Já o Lanus venceu hoje sua segunda partida e é líder isolado do Campeonato Argentino após vencer o Independiente, em Avellaneda, por 1x0 com gol de Mariano Pavone;

Para pensar:

Chegando até a final da Taça Guanabara, o Flamengo pegará uma seqüência de jogos quarta/domingo que durará até a terceira semana de março, sempre intercalando partidas das finais da Taça Guanabara, Taça Rio e Taça Libertadores.

Ou seja: Joel Santana que não participou da pré temporada, não montou esse elenco, não optou pelas contratações efetuadas, só vai conseguir colocar o time titular para treinamentos táticos caso decida por utilizar em campo uma formação reserva principalmente na disputa da Taça Rio ou quando houver um espaço na tabela, o que ocorrerá somente em 4 semanas.

Com um detalhe “interessante” da tabela: O Fla x Flu da Taça Rio está marcado para o dia 11/03, exatamente entre dois confrontos decisivos para o Flamengo na Libertadores (EMELEC em 08/03 e Olímpia em 15/03 – o Fluminense também jogará pela Libertadores nessas datas)

A questão é: O estadual, com seus clássicos transformados em jogos que pouco alteram as classificações dos grupos, esvaziados quando se opta por semifinais de turno na quarta feira de cinzas ou ainda marcados entre semanas de jogos importantes como os da Libertadores, ainda vale a pena?

Para pensar (2):

Se algum amigo ainda não havia visto, ocorreu ontem em Anfield pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa:



E tem ainda quem reclame dos chutões de Welinton, David Braz, Gustavo, Pirulito... O que me consola é saber que nenhum deles sabe matar no peito e ajeitar na coxa, senão...

Grande abraço, até segunda, e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários