sábado, 15 de outubro de 2011

Ao Flamengo, as migalhas.

A Copa do Mundo de 2014 está aí na porta e vemos vários times construindo, reformando, inventando ou até mesmo ganhando estádios, CTs, lucrando com jogadores, marketing e sei lá mais o que.

Inter e Grêmio farão novas arenas. Só um terá jogos da Copa, mas ambos se modernizam com a ajuda de parceiros, pensando no futuro. O Palmeiras segue pelo mesmo caminho, mesmo sabendo que não vai receber nenhuma partida do Mundial. O Atlético-PR fez lá seu chororô e vai ganhar ajuda do governo (leia-se, do Alex do Triplex) para terminar sua obra e ganhar uma arquibancada novinha para chamar de sua.

E, claro, tem o Corinthians, que eu, o Tiago Cordeiro e o Juan Saavedra vamos carinhosamente pagar por cada cimento que a Odebrecht vai levantar. Tudo isso até 2014 e depois fica o tal “legado”. Que legal. E o Flamengo? O Flamengo que se foda.

Impressionante como estamos em outubro de 2011 e não vi até o momento nenhuma menção de atitude do clube visando a Copa. E olha que o Flamengo é “só” o principal time da cidade da FINAL da Copa. Não conseguiram ninguém para financiar um estádio, o CT anda no ritmo do clube e a única notícia que vi relativa ao Mundial é que a Holanda pode utilizar o Ninho. "Pode" do verbo “vamos ver se não teremos nada melhor na hora (e se ele vai estar terminado e nos conformes da Fifa)”.

O máximo que vejo do Flamengo em se tratando de Copa é a presença do Ronaldinho. É mesmo o único selecionável para um mundial (esqueçam o fanatismo . TNeves e e cia não rola), mas ninguém é capaz de dizer se ele jogará ou não em 2014. Afinal, tinha um papo aí de renovação da Seleção e sei lá mais o que.

Na verdade, o clube está é esperando para ver o que vai acontecer com o estádio que estão colocando no lugar do que um dia foi o Maracanã. É aquela esperança de o governo não querer mais saber do negócio depois da Copa e repassar, como fez com o Engenhão, para a faminta dupla Fla-Flu administrar. Esse é um erro que mostra vários exemplos de amadorismo e incapacidade de quem toca o Flamengo hoje (e sempre, convenhamos, já que ninguém que passou fez muito diferente).

  • Esperar por um estádio é burrice, pois só aumenta o poder de barganha do governo, que sabe muito bem a míngua que vivem os clubes e não tem motivo algum para ceder o Estádio da Tijuca por qualquer 30 dinheiros.
  • O Demolidão continuará sendo o principal palco carioca para as decisões do Estadual e eventuais competições que os times chegarem às decisões. Vão jogar onde uma final de Libertadores? Macaé? Volta Redonda?
  • O Botafogo não tem culpa nenhuma e poderá até vetar jogos no seu estádio ou cobrar caro, já que a flagelada dupla não tem opção.
  • Depois da Copa, não sei se vocês sabem, o estádio novo na Eurico Rabelo será fechado para obras novamente, mas para as Olimpíadas, que possuem lá suas regras e tal, e que o trabalho feito pro Pan servia, mas foi todo posto a baixo. Ou seja, estádio mesmo, só no segundo semestre de 2016.

Não entendam que me refiro apenas à estádio, embora seja mesmo o mais emblemático. Meu ponto é que não vejo o Flamengo fazer absolutamente nada x nada em relação à Copa. Ou até pelas Olimpíadas que fosse, tentando revelar atletas com campanhas de escolinhas e coisas do tipo. Mas não. O clube está totalmente à margem das duas maiores competições esportivas do mundo, como se não fosse com ele.

Como coloquei lá em cima, estamos falando do Flamengo, só o maior time da principal cidade da Copa. Mas que verá a competição tal como nós, mortais torcedores que não possuem meia-entrada nem capacidade para pagar 200 doletas num ingresso: num telão na praia de Copacabana. Ou quem sabe na Gávea. Aí vai ter um monte de Fla-Ufanista comemorando twitter afora e tentando emplacar alguma coisa como “#FlanaCopa nos TTs, bora lá galera”.

Flamengo Net

Comentários