domingo, 4 de setembro de 2011

As teorias conspiratórias de Lost

Para um time que não tomava gols, que tinha uma blindagem relativamente eficiente, tomar 14 gols nos últimos 6 jogos torna a questão preocupante.

Temos alguns pontos claros ao extremo. Léo Moura e Thiago Neves estão muito mal. Willians, outrora ladrão de bolas, não funciona como primeiro volante. Botinelli, que eu considerava jogador de segundo tempo, nem pra isso tem servido. E, claro, uma dependência extrema de Ronaldinho e Júnior Cesar, nossos jogadores mais efetivos.

Porém, ao invés de levantar problemas táticos, a falta de elenco evidente - perante as contusões de Luiz Antônio, Alex Silva e Aírton, além de Maldonado - e as tentativas mal sucedidas de Luxemburgo em se arrumar com o que tem, vou cair no campo das especulações e tentar analisar as palavras do Angelim, ao fim do jogo.

Antes, porém, se faz necessária uma avaliação. Até não muito tempo atrás, o time estava correndo por eles, pelo banco e pelo treinador. Eu estava na Argentina no dia do jogo contra o Coxa. Um jogo amarrado, pegado, e que fomos premiados pela nossa insistência, por não termos abdicado de nossos objetivos.

De lá para cá, tivemos 3 jogos horrorosos e 2 nos quais abrimos vantagem e cedemos o empate, além do empate contra a freguesia. E nestes, notei algo que beirava um misto de falta de força, de jogador correndo errado e uma estranha sensação de falta de unidade.

As declarações do Angelim me abriram os olhos e convergiram para esta falta de unidade. Então caio no campo das especulações. A mim, me pareceu um recado para todos. Para o treinador, dizendo que o Gustavo não serve? Para o treinador, dizendo que o grupo quer o Wellinton de titular? Ou para algum líder do elenco que tenha pedido a barração do 3?

O fato é que a unidade que eu via há alguns jogos sumiu. Aos meus olhos, sumiu. Era pontual vermos o Deivid lá atrás, correndo atrás do lateral adversário. Ou o Thiago Neves também. Hoje, vi o Botinelli desistir da marcação e tomarmos um gol do jogador que ele deveria ter seguido. Falhas, falhas e falhas, mas que me parecem mais de comportamento do que táticas. Vejam, entendam e leiam: é a minha visão. É uma especulação. Não tenho fontes nem nada. É apenas a minha opinião.

Salários? Direitos de imagem? O que mais pode ser?

Eu prefiro acreditar que essa questão se resolverá com conversa, como foi em 2009.

Não vou entrar em FORA, FULANO ou BELTRANO. Já fiz isso no calor do jogo, no twitter.

Prefiro buscar soluções. Não é hora de porrar. É hora de unir, pois a minha impressão, como em todos os últimos anos, é de que está fácil de levar o caneco.

Basta não errar. E fechar grupo, comissão técnica e torcida no mesmo objetivo.

E nada mais digo.

Eu no twitter: @alextriplex

Flamengo Net

Comentários