domingo, 21 de agosto de 2011

Pitacos táticos

A derrota para o genérico goianiense expôs alguns equívocos de Luxa na formação do time. Um deles, e que até no nosso imaginário persiste há algum tempo, é o de que a força ofensiva do Flamengo está nos laterais. Se era assim nos tempos de Leo Moura sub 30 e Juan sem chinelagem, hoje o panorama mudou. Nossos alas, se é assim que devem ser chamados, não são mais os pilares ofensivos de outrora.

Leo Moura já sente o peso de ter de atacar e defender com o mesmo rigor. Ainda é mestre nas jogadas de linhas de fundo, mas hoje ele frequenta muito menos aquela parte do campo do que há 2 anos atrás. Provavelmente a idade, embora não esteja tão avançada futebolisticamente, começa a pesar.

Junior Cesar tem características distintas das de Leo. Ele não é o tipo de jogador que busca a linha de fundo para efetuar cruzamentos. Seu futebol pede que haja aproximação. Reparem que nesta fatídica derrota no último jogo, ele esteve totalmente nulo em termos ofensivos. Por que? Sem Renato nem R10 para articular jogadas, Jr. ficou isolado pela esquerda, tendo como única opção fazer o que não faz tão bem quanto Leo Moura: buscar o fundo do campo e cruzar. Ou ele tenta aprimorar esse fundamento, ou fica na dependência de um companheiro que jogue pela esquerda, facilitando seu jogo preferido, o de toques curtos, triangulações, e 1-2.

Claro que as orientações de Luxa de buscar sempre o jogo pelas laterais é acertada. Faz-se isso com toque de bola, invertendo sempre os lados do campo, para abrir a marcação adversária. O problema é quando você tem laterais cujos estilos se diferenciam quase por completo. Um é melhor defensivamente, outro deixa a desejar na marcação, mas lá na frente faz toda a diferença.

Acredito que devemos buscar agora uma maneira de fazer a bola chegar na frente com qualidade, e para isso, é fundamental uma saída de bola acertada da defesa para o meio, ou seja, fazer a transição até o ataque sem erros de passe, ou com o mínimo de organização. Talvez seja o caso de aproveitar melhor nossos cabeças de área - nesse sentido Willians precisaria urgentemente melhorar seu passe - para que eles alimentem os laterais lá na frente, sem que eles precisem voltar muito, nem para marcar, nem para buscar jogo.

Trocando em miúdos, é fazer com que Leo Moura e Jr. Cesar se tornem de fato meias, só que jogando pelos lados.

Julio Benck também publica o blog Tua Glória é Lutar

AVANTE FLAMENGO!

Flamengo Net

Comentários