segunda-feira, 1 de agosto de 2011

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA
HERMÍNIO CORREA

Impressões de Flamengo 2x0 Grêmio, 13ª rodada
Campeonato Brasileiro 2011


Olá pessoal,

Depois de um pequeno período ausente, acompanhando a Copa América na Argentina, é um prazer voltar à coluna semanal aqui no FlamengoNET.

Muito já se comentou sobre mais uma vitória do Flamengo, dessa vez contra o Grêmio, pelo campeonato Brasileiro.

Mais uma partida decidida com a categoria de nossos principais jogadores nessa temporada, sendo este um momento muito especial da dupla Thiago Neves e Ronaldinho.

Mais do que isso, considerando os demais resultados da rodada, a vitória de sábado se tornou ainda mais importante, nos aproximando da liderança e colocando pressão nos demais concorrentes ao título.

Porém um aspecto que não deve passar despercebido foi a dificuldade criada pelo sistema de marcação do Grêmio, que com duas linhas bem definidas de quatro marcadores forçou erros ao Flamengo seja no complemento do passe nas jogadas de meio campo, seja nas saídas de bola da defesa.

Muitas vezes, tentando acelerar o jogo diante da pesada marcação, a opção foram os lançamentos desde o campo de defesa. E a maioria deles desperdiçados, dando nova posse de bola para o Grêmio.

Esse é talvez o maior dos fatores que contribuíram para que tivéssemos poucas oportunidades criadas para gol, em que pese a efetividade observada para se chegar aos 2x0.

Era natural que uma equipe da escola gaucha, jogando fora de casa e em uma situação não muito confortável na tabela se portasse dessa maneira, ainda mais depois do que observou de nossa atuação diante do Santos. De qualquer forma isso dificultou bastante as ações do Flamengo, que arrancou a vitória essencialmente na qualidade técnica de seus principais jogadores.

E acredito que será essa mesma expectativa de dificuldade para o próximo confronto aqui em Belo Horizonte, contra o Cruzeiro.

Primeiro, pesa o fato de a equipe mineira atravessar um mal momento no campeonato, vindo de duas derrotas consecutivas – contra Atlético GO e Botafogo - mesmo depois da vitória contra o até então líder Corinthians, fora de casa. Segundo, pelo fato do Cruzeiro ainda estar em fase de adaptação à nova postura tática imposta pelo técnico Joel Santana.

Embora mantenha uma equipe bastante técnica, tendo inclusive encantado na primeira fase da Libertadores, jogando sempre de maneira bastante ofensiva – alcançando seguidas goleadas na competição – o estilo de jogo de Joel Santana torna a equipe mais presa, menos exposta ao ataque, sem dar ao adversário a opção de um jogo mais franco.

E ainda que o Cruzeiro precise de uma vitória para acalmar o clima ruim que começa a se instalar, não acredito que jogará tão exposto ainda mais contra um adversário como o Flamengo nesse atual momento.

De qualquer forma, mesmo sendo o Cruzeiro considerado um adversário dos mais complicados ainda mais fora de casa, o Flamengo tem totais condições de estabelecer seu melhor momento e sair de Minas com mais uma vitória.


Tenho certeza que essa é a esperança na Nação Rubro Negra na próxima quarta.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

P.s.: Estarei na Arena do Jacaré acompanhando mais esse confronto do Flamengo pelo Brasileirão. Quem quiser acompanhar detalhes da partida ou quiser trocar informações sobre o clima dentro do estádio antes e após o jogo, basta seguir o twitter: @herminio_correa

Flamengo Net

Comentários