quinta-feira, 31 de março de 2011

Prezada presidente Patrícia Amorim


Antes de mais nada, quero registrar que considero que sua gestão à frente do Flamengo teve um sensível up grade em relação a seu primeiro ano de mandato. Faço votos que a experiência que a sra. vem adquirindo na condução dos enormes problemas e na complexidade que é administrar um clube como o nosso, permitam que suas realizações e conquistas a transformem numa líder diferenciada, que entre para a história da Gávea por grandes conquistas e mudanças rumo ao topo. Que, aliás, sempre foi e será nosso lugar de direito.

Quero, no entanto, que a senhora conheça pelo menos um ponto de discordância que tenho em relação a sua postura na presidência do Flamengo. Trata-se de pecar ( e acertar ) por ação e nunca por omissão. A omissão já nos custou bastante caro e nos causou vários danos, sendo um deles, irremediável e inaceitável, a forma como Zico foi abandonado e sofreu um boicote declarado dentro dos poderes da Gávea, sem que a senhora tenha saído em sua defesa e lhe dado a retaguarda para fazer frente aos absurdos que contra ele foram cometidos. Infelizmente, isso é passado. Mas, se não foi feito o movimento correto na época, para que o nosso maior ídolo e esperança pudesse efetuar seu trabalho completo, há de servir pelo menos como exemplo de como não agir nunca mais.

Há uma situação semelhante acontecendo agora: são os desdobramentos do caso Adriano ( que também é passado para nós ) sobre o Flamengo de hoje, com seu elenco, sua comissão técnica e seus poderes. Esta é a hora de não pecar por omissão, presidente. Seja cristalinamente clara, tome posição, defenda os interesses do Flamengo. Temos um técnico, com suas qualidades e seus defeitos, mas que tem que ter o respaldo do clube para poder dar prosseguimento a seu trabalho. A menos que a senhora já esteja decidida a substituí-lo, o que parece à maioria dos que se manifestam sobre o assunto, um risco e uma temeridade a esta altura do ano. No entanto, essa é uma prerrogativa sua, como mandatária principal. Portanto, presidente, defina-se. É o Luxemburgo ou não? Se é, passou da hora de deixar isso claro e acabar com as muitas “presepadas” que membros do Conselho e até presidentes de poderes estão fazendo, com claras intenções de tumultuar seu mandato, sabe-se lá com que fins e por quais motivações.

Presidente, o Flamengo está às portas de tempos fartos, em recursos, qualidade de atletas e oportunidades de mercado. É a hora da estadista que se esconde dentro do seu cargo se revelar. A senhora está recebendo quase como um presente, uma oportunidade única. Não peque por omissão. Opte por pecar pela ação, mesmo que ela esteja, Deus queira que não, equivocada. Aja presidente, antes que todos os bons ventos que sopram para nós levem para longe as melhores oportunidades de nos transformarmos em um clube de classe mundial. Lembre-se que ainda somos os primeiros, mas temos adversários que sabem como trabalhar para, em nossa inação, em nosso “vácuo”, nos ultrapassar. Esse perigo é real. E pode ser enfrentado. Mas nunca com omissão, que é o caminho inexorável do fracasso e da mediocridade.

SDSRN.

Flamengo Net

Comentários