sexta-feira, 25 de março de 2011

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Adriano no Corinthians. E agora?

Não preciso mais escrever por que eu não era a favor mesmo do retorno de Adriano ao Flamengo. Se ele não vem, eu apoio a decisão, acho que é isso aí mesmo. E, me pensando assim, não teria por que me sentir mal com sua provável (ao contrário do que eu imaginava) contratação pelo Corinthians, certo? Bem, mais ou menos.

Também já escrevi sobre a pressão que sofriam Luxemburgo e Patrícia Amorim pela contratação, e como seria difícil enfrentá-la. Pois bem: eles que se preparem para o que virá em seguida.

As atuações, daqui por diante, estarão sempre sendo comparadas com o desempenho do time com Adriano. Não falo do Corinthians com Adriano; se este der certo, claro, ficará pior para quem está na Gávea, mas isso não é determinante. Estou falando das comparações com o que seria o Flamengo com Adriano - e não com o Adriano real, mas com um Adriano ideal, que certamente destruiria todo mundo se tivesse voltado para ser feliz em seu time de coração. Se o real ainda danar de fazer um bom papel no Corinthians, motivado a provar o erro das pessoas ruins que não quiseram contratá-lo, pior ainda.

E é também com este Adriano ideal que serão comparados todos os atacantes que forem escalados no Flamengo daqui pra frente. Qualquer gol que eles perderem, podem crer, o Adriano faria. Se não arrebentarem, e com o time vencendo, suas vidas ficarão bastante difíceis. Uma recuperação de Deivid no Flamengo, por exemplo, que antes já parecia complicada, agora virou trabalho de Hércules.
É isso: não acho que seria bom se Adriano viesse, mas a vida sem ele também não será simples. À torcida, esta entidade incontrolável, não adianta muito pedir paciência. Então, Luxemburgo, na boa: nunca fui seu fã, não simpatizo muito contigo, mas dê seu jeito de ganhar tudo o que vier pela frente. Se não, você não vai durar muito tempo. E eu não tava muito a fim de ver Joel Santana de volta ao Flamengo.


* * * * * * * * * *

Por circunstâncias do mercado, o Flamengo está prestes a ver entrando em seus cofres uma grana violenta. Não sei como vai acabar toda essa novela envolvendo Globo, Rede TV, Clube dos 13, CADE e todos os etcéteras; mas sei que, independente do resultado, o Flamengo vai ter um enorme aumento em sua arrecadação com venda de direitos de transmissão de seus jogos. E que, muito provavelmente, em algum momento pingará na conta do clube um adiantamento substancial deste dinheiro.

Patrícia, mantenha a cabeça no lugar. Se a negativa do Adriano é em nome de um "projeto", de um Flamengo mais sério e tudo o mais, fique com isso em mente na hora de usar este dinheiro. Não vá gastar tudo tentando dar uma satisfação a quem hoje chora por Adriano. Há um CT a construir, há dívidas de curto prazo a serem equacionadas. Resolvendo elas, não só o dia-a-dia do clube ficará mais tranquilo, mas também os enormes gastos com juros de empréstimos tomados todos os anos em condições adversas para tapar buracos irão diminuir bastante, e o dinheiro vai sobrar mais na frente.

Você realmente está tendo a chance de deixar, ao final de seu mandato, um Flamengo bem melhor do que encontrou. Não desperdice.


- ANDRÉ MONNERAT também escreve no SobreFlamengo (www.sobreflamengo.com.br, facebook.com/sobreflamengo e twitter.com/sobreflamengo)

Flamengo Net

Comentários