segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Avaliação Tática

*Por Alexandre Lalas

Para que todos entendam, eu copiei sem alterar pontuação ou formato 3 e-mails do Lalas, nos quais ele faz interessantes avaliações táticas sobre o time de Luxemburgo. Pensei em publicar independente do resultado, e aqui vai. Espero que renda uma boa discussão.


"Eu tenho visto um Ronaldinho muito mais participativo do que era no Milan, correndo, ajudando na marcação e tentando as jogadas.

Vejo ele arriscando passes decisivos e chamando o jogo pra ele. Agora, o esquema atrapalha - e muito. O trabalho de um meia fica comprometido quando falta mobilidade no ataque para criar espaços para o passe.

O Ronaldinho driblador do Barcelona não existe mais, mas a inteligência, a velocidade de raciocínio e a visão de jogo que ele tem ainda podem fazer toda a diferença, desde que o time saiba usá-la.

Não é o só o Ronaldinho. mesmo o Thiago Neves ainda não achou o espaço para jogar. E enquanto um zagueiro jogar de lateral (Angelim) e um apoiador fazer as vezes de ala (Renato), vai faltar equilíbrio no time.

Faltam gente na frente e uma maior mobilidade do ataque para que apareçam os espaços que permitam a Ronaldinho e Thiago Neves jogar.

Esse time está completamente mal armado, desequilibrado, e a desculpa de "não podemos colocar dois atacantes com Ronaldinho e Thiago Neves nas meias" não cola. Os dois estão marcando e correndo. A hora em que o Vanderlei fizer o simples e parar de tentar ser o protagonista, acho q teremos mais condições de avaliar.

Quando tivermos um time em que o lateral-esquerdo seja lateral-esquerdo, com dois volantes, dois meias e dois atacantes, saberemos as reais condições do Ronaldinho. Por enquanto, só nos resta torcer mesmo. Mas q a esperança aumenta quando a gente vê o comprometimento com que Ronaldinho tem encarado esses modorrentos jogos do carioquinha, isso é inegável.

Comentário antes do jogo deste domingo:

Uma das reclamações que mais escuto é que esse time toca a bola para o lado o tempo todo, sem muita objetividade.

"Tocam pro lado o tempo todo. O único que quebra um pouco esta regra é o L.Moura, mesmo assim, só após a entrada do Fierro."

Não é por acaso. O Fierro não joga nada, mas sabe se movimentar, abre espaço, aí facilita o jogo.
Com UM atacante, a única maneira de existir espaço seria a movimentação dos homens q vêm de trás. Mas Renato é lento e burro. Angelim na lateral é piada de mau gosto. Williams é pereba. Fernando não existe.

Fica complicado. Tem que girar a bola mesmo, esperar um vacilo dos caras ou um lampejo de Ronaldinho, Thiago ou Leo.

Tem q entrar um outro jogador no lugar do Renato. Ou então, quer manter esse bosta, tira o Williams e coloca o Fierro. Pelo menos equilibra mais o time. E Angelim na lateral é piada de mau gosto.

Hoje não deve jogar o Maldonado, contundido. Pior: deve entrar o Fernando. Vamos jogar com Angelim na esquerda, Fernando e Williams de volantes, mais o Renato. Aí não vai criar nada e nego vai dizer q a culpa é do Ronaldinho e do Thiago.

E outra - Fernando, Wellington, Williams e Renato são mestres em fazer faltinhas imbecis. E a única jogada do Botafogo - um time completamente desprovido de talento - é a bola parada. E a inteligência rara do nosso treinador chega e coloca uma penca de perebas que não sabe cercar sem apelar pra faltinhas imbecis.

Aí, chega no final do jogo e diz que "alertou aos jogadores para evitar faltas desnecessárias".

A impressão que eu tenho é q o Vanderlei está precisando massagear o ego. Não se conformou em ter perdido o status de protagonista para o Ronaldinho, e sente q PRECISA inventar, para que a imprensa reconheça o valor de suas invenções. Porra, joga simples, escala os mais inteligentes e deixa q esse time joga sozinho.

O Boavista ontem deu uma aula de simplicidade. Jogou com o losango clássico: um volante centralizado, o tal do Julio César; dois apoiadores, um de cada lado (Edu Pina e Toni), um meia centralizado (o tal Leandro Chaves) e dois atacantes.

No Flamengo, o Vanderlei tem uma penca de opções melhores do que a ele está usando.

Quer ser mais defensivo, pode ir com o Maldonado mais centralizado, Fierro pela direito, Renato pela esquerda e Ronaldinho e Thiago flutiando com o Negueba, Deivid ou Diego Maurício no ataque. E com Egídio ou Anderson, ou Galhardo na lateral esquerda.

Pode ser mais ofensivo, jogando com dois volantes mais atrás (Maldonado e Muralha - pra mim, mas sei que tem nego q adora o pereba do Williams), dois meias, Thiago e Ronaldo, e dois atacantes - tem Deivid, Diego Maurício e Negueba pra escolher.

Pode ainda tirar um dos dois atacentes, avançar o Ronaldinho e encaixar outro meia: Botinelli ou Vânder.

E pode entrar no 4-3-3, com um Maldonado, Muralha e Thiago no meio; Negueba e Ronaldinho nas pontas e um atacante mais dentro da área: Diego Maurício ou Deivid.

Ou seja, ele tem diversas opções melhores do que esse time Frankstein lento e engessado que ele tem usado."

Triplex no twitter: @alextriplex e @alexsout

Flamengo Net

Comentários