sábado, 15 de janeiro de 2011

A OPORTUNIDADE E A COMPETÊNCIA

A sabedoria popular diz que a oportunidade é um cavalo encilhado que só passa uma vez, cabe a você pular e montar, ou deixa-lo passar e depois lamentar.
As oportunidades para o Flamengo se modernizar e se transformar numa potencia nacional e mundial do futebol nunca foram tão claras e tão abundantes, creio eu.
O Flamengo conseguiu, depois de muitos anos, equacionar o pagamento de suas dívidas fiscais, através da Timemania. Cabe saber administrar isso de forma que essa parte do passivo, que ainda é significativa, NUNCA MAIS SAIA DO CONTRÔLE. Demanda gestão e competência.
O Flamengo alcançou, depois de 17 anos, mais um título nacional, o hexa, logo depois de fazer alguns movimentos ousados de contratações, principalmente com Adriano, o que catapultou o potencial de marketing e de receitas do clube a partir de 2009, principalmente quando conseguiu se livrar do cativeiro da Petrobrás.
Manter, aprimorar e ampliar esse patamar de imagem, de grandeza e principalmente de receitas, demanda gestão e competência.
O Flamengo dá agora mais um passo gigantesco e abre uma janela de oportunidades imensas de subir mais alguns ( ou muitos ) degraus nessa caminhada rumo a um lugar de liderança definitiva do futebol brasileiro com a contratação de R10. Não é uma tarefa fácil transformar esse capital em resultados, tanto esportivos quanto econômicos. Demanda gestão e competência.
O Rio de Janeiro, por uma felicíssima coincidência, une dois anos seguidos de hegemonia no Campeonato Brasileiro com a recuperação acelerada que está em andamento na economia do estado e, melhor ainda, na imagem esportiva e na auto-estima de seu povo, com os eventos da Copa do Mundo e da Olimpíada. “Remember” Barcelona. Já era uma cidade mundialmente famosa e diferenciada mas seguramente há um divisor de águas entre a Barcelona A.O. e a Barcelona D.O. ( antes das Olimpíadas e depois das Olimpíadas ). Cabe aos dirigentes políticos e esportivos cariocas e especialmente aos do Flamengo, capitalizar essas oportunidades para transformar o Flamengo definitivamente. Demanda gestão e competência.
O Flamengo demonstrou esta semana, mais uma vez e de forma insofismável, que tem um capital sub-utilizado, que responde de forma direta, rápida e apaixonada a qualquer evento que a faça feliz – e cabe aqui lembrar a iluminada imagem colocada em palavras pelo Alex Diniz, de que não foi o Ronaldinho que foi apresentado à torcida e sim a torcida do Flamengo que foi apresentada ao Ronaldinho. E o craque, com mais de uma década de “couro curtido” pela bajulação e idolatria, nos mais diversos palcos do mundo, veio, viu e se espantou. E se emocionou. É essa torcida, desprezada, maltratada, espezinhada, relegada a segundo plano desde sempre, que pode dar o “toque de Midas” ao Flamengo do futuro. Mas isso demanda gestão e competência.

Flamengo Net

Comentários