terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Em 90, eles não eram nem nascidos.



O Flamengo entra em campo hoje as 10:00 contra o Bahia para disputar o titulo da Copa São Paulo de Futebol Junior, que poderia se chamar Juvenil, pois de uns tempos pra cá ela vem sendo disputada na modalidade sub18. A Copinha que como bem descreveu meu amigo Mauricio Neves no texto anterior ja foi vencida por nós no ano de 1990 sob o comando de Djalminha e Junior Baiano, grandes nomes daquele time. Mas isso ja tem muito tempo, esses garotos que entrarão em campo amanhã não eram nem nascidos e Djalminha e Junior Baiano hoje comandam o Mengão no showbol(e continuam ganhando tudo por lá também)

Confesso que esse time me surpreendeu. É um time que joga junto a muito tempo, ganhou o ultimo estadual juvenil invicto mas durante a competição cresceu muito, só pegou pedreira e foi tombando um a um até chegar a essa final. Quem viu o primeiro jogo contra o Mogi Mirim não acreditava que esse time faria a final, foi um jogo horroroso empatado em zero que não dava esperança pra nenhum rubro negro, mesmo o mais fanático. Ainda na fase de grupos batemos o fraquissimo Gurupi de Tocantins por 7 a 1 e depois ganhamos do São José/SP por 3 a 0. Mesmo com esses resultados o Mogi ficou em primeiro do grupo e entramos na segunda fase como um dos melhores segundo lugares. Assim encaramos logo um dos favoritos, que era o atual campeão brasileiro sub20, o Cruzeiro e depois de um jogo bem aberto e disputado empatamos em dois gols e levamos a melhor nos penaltis. Nas oitavas de final encaramos o São Paulo, atual campeão da Copinha e faturamos por 1 gol a zero, num jogo que valeu quem tinha mais folego. Mengão deu aquele sprint final e conseguimos um gol faltando menos de 10 minutos pro fim do jogo. Depois nas quartas encaramos mais um dos favoritos, a bola da vez era o Curitiba. O atual campeão da Taça BH entrou cheio de marra e nem viu a cor da bola, dessa vez a chinelada foi sem dó nem piedade, e o Mengão enfiou meia duzia nas redes curitibanas, que descontou duas vezes. Na semifinal o Mengão encarou talvez seu jogo mais dificil, contra um bom time chamado Desportivo Brasil, que eu não quero saber de onde veio e pra onde vai, sei que deram um trabalho danado e depois de um zero a zero suado e sinistro o Mengão também faturou nos penaltis, sempre com o goleirão Cesar pegando algum. E depois dessa maratona toda o adversário de hoje é o Bahia, que eu não posso emitir nenhuma opinião pois não vi nenhum jogo deles, mas se chegou até ali tem seus méritos, não deve ser bobo.

Essa garotada tem talento, posso citar alguns que gostei e que gostaria de ver no time principal um dia: o goleiro Cesar, que começou meio sem muita segurança, mostrando alguma fragilidade, foi só pegar alguns penaltis que mudou da água pro vinho. Simplesmente fechou o gol contra São Paulo e Desportivo com varias defesas dificeis. Os laterais, e gêmeos, Alex Santos e Anderson, ambos são muito bons, apoiam e marcam bem além de saberem fazer o ofício da profissão, que é cruzar uma bola na area. Inclusive eu subiria imediatamente o Anderson pra vaga do Egidio, ou pelo menos pra fazer a sombra na reserva, pois ta preparado pro profissional já. O zagueiro Frauches também é muito bom, além de ser um lider nato em campo, é o capitão certo pro time. Ali na marcação eu destaco o Luis Phelipe, o grande Muralha. Não consigo imaginar o porque de o Vasco ter liberado esse jogador pro Flamengo de bandeja, o cara é o volante perfeito, além de roubar bolas com precisão sabe o que fazer com ela, parece um meia jogando. Ele me lembra um Airton que sabe jogar o fino. Ainda no meio campo e parceiro do Muralha na marcação, tem o Lorran, canhoto de extrema habilidade e chute preciso. Meteu um golaço de fora da area contra o Coxa e quase fez outros também no mesmo estilo em outros jogos. Não dou um ano pro Luxa ta testando esses dois no profissional. São jogadores do estilo que ele gosta, marcam e sabem jogar. Vai faltar espaço pro Willians no profissional. Um dos caçulas do time, com 16 anos é também uma das maiores jóias, se chama Adryan. O muleque joga muito, noção precisa do que fazer com a bola, pensamento rapido. Tem tudo pra ser craque, e assim como o Djalminha, também usa a 10. Na frente eu destaco o Lucas, artilheiro do time com cinco gols e porque não o Rafinha, jovem de 17 anos que foi motivo de muita polêmica por parte de um ou outro zé mané, que dentro do clube pensa que manda em alguma coisa, e criou o maior fuzuê dizendo que a sua contratação diante o CFZ tinha sido prejudicial. O garoto mostrou na grama que não é por aí. Poderia citar também o Negueba, que ja atuou com os profissionais e o Thomás, mas o Thomás meteu cinco gols contra o Gurupi e parece que mascarou, parou por aí.


Muito se fala e se faz relação desse time com o de 90 pelo motivo do Sr. Luiz Augusto Veloso estar com o poder do futebol em ambas as situações, sendo que na ultima geração, o atual vice de futebol foi infeliz e em 93 vendeu os maiores craques daquele time a preços digamos não muito condizentes com o futebol deles. Mas acredito eu que o próprio Luiz Augusto deve ter refletido muito durante esses 21 anos que se passaram e viu que errou, e como foi um erro que ficou muito marcado com certeza ele fará de tudo para não repetir. Não consigo acreditar que esse raio caia duas vezes no mesmo lugar, nessa a experiência vivida vai contar muito.

Bem, o time deve começar com: Cesar, @aleexsantos02, @mborges18, Frauches e @andeerson92. Maicon, @muralha08, @michellorran07 e @adryantavares. @negueba_36 e Lucas. Devem entrar durante o jogo o @20rafinha e o @jaguaribethomas.

Sim, a garotada também ta antenada no Twitter.
Boa sorte mulecada. Comentem o jogo aqui.




Credito das fotos: VIPCOMM

Flamengo Net

Comentários