terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Depois de um ano....

Por Lucas Dantas

Fazia tempo que eu não escrevia aqui. Um ano, acho. Mas tinha um motivo para voltar, algo que falei em dezembro de 2009. Lá embaixo vocês vão entender.

Fiz uma pergunta via Twitter, aproveitando essa Mega Sena.

Se ganhasse os 190 mi da Mega, vc terminaria o CT, contrataria alguém, uma terceira opção, ou foda-se o Fla da Paty?

Recebi algumas respostas interessantes, mas o principal é que ninguém confia nessa diretoria. Não é de surpreender, visto o ano 2010 que o Flamengo teve. Mas considerando a hipótese que estamos falando de muita grana (muita mesmo) e que seria em prol do Flamengo, eu esperava que a galera pelo menos considerasse uma boa ajuda. Nada...

Algumas mensagens merecem destaque. A seguir:

CeloCRF @lucasdantas #4, compraria o boné super-faturado de R$149.99

Que boné? Nem vi em loja alguma, mas imagino que devam estar pedindo isso. Afinal, somos uma torcida abastada, rica, de elite, num país de primeiro mundo com salário mínimo a R$2.000,00...

alextriplex @lucasdantas Eu abriria uma confecção para fazer camisetas com "fora pat", "fora leoncio", "fora helinho e adjacentes", e ficaria mais rico.

Original. E aposto que venderia muito sim. O povo gosta de ver o circo pegar fogo. E também adora esse papo de camisetas, haja vista que é a única coisa que clube brasileiro sabe fazer quando se trata de marketing de futebol. Não existem opções, só camisas para os flagelados.

daniel_bonn @lucasdantas Compraria um avião e jogaria em algum arranha céu com toda a diretoria do Flamengo

Discordo veemente. Quem ia limpar a rua cheia de destroços? E quem ia pilotar o avião nessa missão suicida?

sobreflamengo @lucasdantas Entregar dinheiro na mão deles é que eu não faria mesmo. Proporia talvez um belo contrato pra tocar um programa de sócios.

Uma boa sugestão, mas nosso amigo Monnerat sabe que qualquer programa para sócios pode implicar em votos contra a atual diretoria, não? Será que aceitariam?

tatimcb @lucasdantas Eu terminaria o CT e ajudaria o Fla de alguma outra forma.

A Tatiane foi a única que pensou em ajudar o CT. (Única não, depois eu mostro).

adrianobmoura @lucasdantas Nenhuma das 3. viraria sócio, subornaria todos os conselheiros, me tornaria presidente e aí sim faria as melhorias necessarias

Olha a ideia do Adriano. Eu já pensei nisso, mas boa parte dos conselheiros já é rica, então não sei se ele conseguiria aplicá-la.

Lubrial @lucasdantas Flamengo é maior que a Paty Amadorim.

E meu xará finalizou com uma frase enigmática. Quis dizer que ajudaria apesar da Patrícia?

As outras respostas foram dos variados xingamentos para a presidenta e outros diretores. Não convém escrever aqui. O incrível é que mesmo com a possibilidade de fazer algo pelo Flamengo, e grana de sobra, o pessoal não quis saber de ajudar a atual diretoria.

Eu faria o CT e colocaria nele o nome CT Carlinhos. E faria o possível para que as pessoas soubessem que foi feito na gestão Amorim, mas não pela gestão Amorim. Mas eu faria porque sempre pensei que o futuro do clube para pela base. Na entrevista que fiz com o Zico para a Placar, disse isso a Ele que concordou e foi além. “Se pudesse, eu tocaria só a base e deixaria os profissionais para outra pessoa”.

Aliás, eu acho incrível como o Flamengo se foca apenas e tão somente no esquema “peneira-olheiro-empresário”. O Milan realiza aqui no Brasil (e em diversos países) um troço chamado Camp Milan ou coisa do tipo. Uma colônia de férias onde o objetivo, além de lucrar com os altos valores, é conseguir um zigoto de craque e já segurar. Por que o Flamengo não faz algo parecido? Dinheiro? Patrocinadores bancam. Espaço? Granja Comary. Data? Férias de janeiro. Objetivo? Poderão conseguir garotos cujas famílias não estão desesperadas para receber qualquer trocado de empresário. Sei lá se essa idéia funciona, mas o Milan não faz à toa e dá lucros.

Bom, tudo isso acima foi apenas para dizer que eu não esqueci o que disse no ano passado nesse mesmo espaço. Após a eleição da Patrícia, eu disse que voltaria aqui em dezembro de 2010 para mostrar como o ano foi bom.

É, hehehehe, me ferrei.

E meu "pai" Mario Cruz avisou, avisou, avisou.....

Mas como sou homem e não fujo do que falo, to aqui.

Milhões de explicações podem ser dadas para o que aconteceu esse ano, mas nenhuma por mim. Eu não fiz nada lá. Quem tem que explicar é a presidente e seus comandados. É lógico que alguns atos não podem ser esquecidos.

Eu sempre disse que Patrícia tinha até o fim da participação na Libertadores antes de fazer qualquer mudança na equipe. O time caiu antes da Copa e ela ganhou um mês para trabalhar. Trouxe o Zico. Mas como o próprio me disse e depois sacramentou em entrevista ao Urublog, “não havia autonomia”. Com isso, o futebol não andou. E o Galinho saiu (ou foi saído) e o time só se salvou do rebaixamento na penúltima rodada.

Fator Bruno, Adriano fazendo o que queria, brigas políticas, Zico-marionete...digam o que quiserem. O que importa é que o retrato final de 2010 é de um time campeão brasileiro, tri-carioca e favoritíssimo ao bi da Libertadores que terminou o ano fazendo conta para não cair e vendo seu maior ídolo brigado com a diretoria que O acusou de roubar o clube. Sem contar que a construção do CT voltou à já usada ideia da sacolinha com a torcida.

Eu tinha esperanças na gestão Amorim. No futebol, ela jogou a responsa para outros e não deu certo. Se continuar nessa toada em 2011, não sei não. Um ano se passou sem absolutamente nenhum avanço na área da profissionalização do futebol. Colocar diretor remunerado não significa nada. Isso o Marcio Braga e até o Edmundo fizeram. Mas mexer efetivamente, trabalhar pela mudança, dar sinais de que essa é a meta, isso eu não vi. E falar de Ronaldinho Gaúcho não é nenhum tipo de sinal de profissionalismo. Muito pelo contrário.

Feliz 2011.

Flamengo Net

Comentários