terça-feira, 26 de outubro de 2010

Alfarrábios do Melo

Olá, saudações flamengas a todos. Aproveitando o atual momento de marasmo no ambiente rubro-negro e tendo em vista que, no fundo, esses últimos jogos estão mesmo servindo é para antecipar a pré-temporada de 2011, quero deixar um post diferente essa semana.

Seguinte: gostaria de contar com a ajuda de vocês para apurar qual o melhor jogo do Flamengo de suas vidas. Aquela partida mais dramática, mais disputada, ou aquele jogo tecnicamente perfeito. Não dei muita atenção às goleadas históricas, isso vai ser assunto de outro post. De qualquer forma, queria que vocês deixassem nos comentários seu jogo inesquecível. A partida que for mais lembrada vai ser assunto de um post aqui nos Alfarrábios.

Para refrescar a memória e ajudar na escolha, aí vão minhas sugestões, o meu top-5. Os jogos que listo a seguir foram, na minha opinião, os mais sensacionais a que assisti com o Flamengo em campo. Sendo que a nº 1 foi a maior partida de futebol que meus olhos já acompanharam. Nada superaria o que aconteceu naqueles 90 minutos.

Mas essa é a minha opinião. Cada um tem sua lista. Vejam, concordem, discordem e votem.

TOP 5 DO MELO – OS MELHORES JOGOS

5 – FLAMENGO 4-3 PALMEIRAS (1999, Final Copa Mercosul, 1º Jogo, Maracanã/RJ)

Traumatizado com o melancólico final do Brasileiro em 99, com direito a um escândalo envolvendo prostitutas que culminou na demissão de Romário, o elenco flamengo demonstrou notável capacidade de superação, chegando à final da Copa Mercosul contra o poderoso Palmeiras de Felipão. E nesse primeiro jogo time e torcida protagonizaram um espetáculo inesquecível, um thriller sufocante onde cada gol era imediatamente respondido em questão de segundos. Numa atuação fantástica de Caio e Reinaldo, o Flamengo se impôs ao Palmeiras e marchou para a conquista da Copa Mercosul.
VÍDEO

4 – SÃO PAULO 3-4 FLAMENGO (1982, Campeonato Brasileiro, 1ª Fase, Morumbi/SP)

O jogo valia a liderança da chave, e o título de “melhor time do país”, embora o Flamengo já tivesse o mundo a seus pés. Talvez por isso, o rubro-negro não tomou conhecimento do São Paulo e do Morumbi lotado, e numa exibição de gala deu um verdadeiro vareio de bola, em uma das mais perfeitas partidas da Era Zico. A equipe chegou a abrir 4-1 no marcador, mas relaxou e cedeu espaço para a reação do time da casa, o que tornou a partida mais emocionante. Mas o Flamengo sempre esteve mais próximo da goleada que o São Paulo do empate. Jogo de primoroso nível técnico, com metade da Seleção Brasileira titular que encantaria o mundo meses mais tarde, na Copa.
VÍDEO

3 – FLAMENGO 3-2 ATLÉTICO-MG (1980, Campeonato Brasileiro, Final, Maracanã/RJ)

A mais dramática e catimbada das seis finais do hexa, essa partida até hoje é lembrada por cariocas e mineiros. O Atlético-MG, apesar de possuir um bom time, tentou ganhar o título “na marra”, recorrendo fartamente ao antijogo e à catimba. Valente, o Flamengo soube se superar na bola e no grito, sem se intimidar com o adversário. Mesmo assim, o Maracanã lotado e nervoso presenciou uma final espetacular, onde o maior volume de jogo rubro-negro encontrava dificuldades para deter as investidas do traiçoeiro atacante Reinaldo. No fim, Nunes, numa jogada meio sobrenatural, incorporou Garrincha, justificou o apelido de Artilheiro das Decisões e colocou o Flamengo, pela primeira vez, no topo do Brasil.
VÍDEO

2 – VASCO 1-3 FLAMENGO (2001, Campeonato Estadual RJ, Final, Maracanã/RJ)

A mais espetacular final de Campeonato Estadual de todos os tempos foi definida a dois minutos do fim, quando a torcida vascaína já entoava cânticos e comemorava o título. Precisando de dois gols para reverter a inesperada e imerecida derrota do primeiro jogo, o Flamengo esteve no fio da navalha todo o tempo, por conta da tática ultra-ofensiva armada por Zagallo, que expôs a equipe e fez com que Júlio César operasse várias defesas antológicas, em uma de suas melhores atuações com a camisa flamenga. Partida difícil, muito aberta, chances dos dois lados, até que Petkovic ajeita a bola diante de um estádio trêmulo e contrito em sua fé. A trajetória é sinuosa, sagrada, mística. É o tri.
VÍDEO

1 – ATLÉTICO-MG 2-3 FLAMENGO (1987, Campeonato Brasileiro, Semifinal, Mineirão/MG)

Desacreditado, o Flamengo chegou às Semifinais após uma arrancada iniciada com o retorno de Zico ao time. Mesmo assim, poucos acreditavam que a equipe fosse capaz de eliminar o Atlético-MG de Telê, então o time da modinha, invicto, o mais limpinho e tal. A primeira partida, em que o Flamengo venceu aos trancos, numa bola que Bebeto chutou errado, e que, a rigor, merecia a derrota (Zé Carlos fez várias defesas sensacionais) reforçou essa impressão. No entanto, o Mineirão engalanado com mais de 100 mil presenciou do que o Flamengo é capaz nos grandes dias. Altivo, agressivo e contundente, o rubro-negro assumiu o controle do jogo, abriu 2-0 e poderia ter chegado a uma goleada sem precedentes, mas começou a desperdiçar uma chance após a outra. Descontrolados, os atleticanos invadiram campo, jogaram pedra, tiveram jogador expulso (voadora em Zico), mas na segunda etapa começaram a ganhar moral com a inacreditável incapacidade flamenga de matar o jogo. Até que, em cinco minutos, chegaram ao empate, num pênalti camarada e numa jogada individual. Ainda restava meia hora, e tudo indicava a virada, até pela saída de Zico (o melhor em campo), contundido. Foi então que surgiu a estrela de Renato, o craque do campeonato, que numa arrancada absurda foi desviando do que lhe aparecia pela frente e só parou nas redes de João Leite porque tinha humildade em gol. Vitória espetacular, antológica, incomparável, e o caminho para o tetra brasileiro estava escancarado à frente da Gávea.

Flamengo Net

Comentários